Brasil,

COP 30 traz Saúde ao centro do debate climático e Kora Saúde destaca preparo estratégico

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Caroline
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Felipe Mello, membro e secretário executivo do Comitê de Sustentabilidade de uma rede de hospitais, será um dos painelistas da Conferência de Sustentabilidade Brasil e defende um plano nacional de saúde climática

A crise climática já sobrecarrega o sistema de saúde, mas o setor ainda trata isso como um problema exclusivamente ambiental. A cena tem se repetido no país: unidades de saúde inundadas, hospitais com falhas elétricas após enchentes, pronto-atendimentos lotados durante ondas de calor. É diante desse cenário que a Conferência Sustentabilidade Brasil 2025, etapa oficial da COP 30, traz uma novidade importante: pela primeira vez, a saúde será tema exclusivo de uma das trilhas de debate. O evento acontece até o dia 14 de junho, em Vitória (ES), e a trilha de saúde está marcada para os dias 13 e 14.

Um dos convidados a integrar o painel sobre estratégias de saúde pública é Felipe Mello, PMO Corporativo da Kora Saúde e secretário executivo do Comitê de Sustentabilidade da rede hospitalar. Para ele, a preparação climática precisa ser entendida como a próxima fronteira da qualidade assistencial.

“O setor da saúde tem que encarar o tema como um risco estratégico para o negócio. Na Kora Saúde, implantamos o Comitê ESG e estamos avaliando a elaboração de um plano climático com ações como revisão da infraestrutura para resiliência a eventos extremos, estoques estratégicos de insumos e treinamento de equipes para contingências, como surtos de arboviroses pós-enchentes”, explica.

Falta de integração entre saúde e clima

Na visão de Felipe, o setor ainda lida com a crise climática de forma fragmentada, priorizando demandas urgentes e relegando riscos ambientais ao segundo plano. “Faltam métricas claras que liguem eventos climáticos a impactos financeiros e assistenciais. Há baixa integração entre saúde pública e ambiental. Precisamos de políticas nacionais que incentivem a adaptação, como o MEC incluindo o tema na formação médica e a ANS incorporando resiliência climática na regulação”, aponta.

Infraestrutura hospitalar mais resiliente

A Kora Saúde já avalia mudanças estruturais em hospitais localizados em regiões críticas. “Temos unidades em cidades como Cuiabá, Fortaleza e Palmas, com altas temperaturas quase o ano inteiro. Investimos em sistemas de refrigeração para enfrentar ondas de calor e estudamos a realocação de equipamentos críticos em áreas de maior risco climático. Também apostamos em energia renovável com fontes eólicas, solares e hídricas”, diz o executivo.

Setor privado pode e deve liderar a mudança

Para Felipe, o setor privado tem condições de liderar a adaptação climática, mas ainda sofre com falta de visão sistêmica e incentivos. “A lógica individualizada dos seguros não funciona diante de desastres que afetam comunidades inteiras. Precisamos de contratos que remunerem por prevenção e adaptação, como a redução de internações por asma durante períodos de seca. Isso também favorece a saúde financeira do sistema.”

O PMO da Kora Saúde tem atuado como articulador das iniciativas climáticas. A área liderou revisões em projetos de novas unidades, incorporando drenagem para enchentes e geração solar, e acompanha indicadores de emissão e consumo hídrico alinhados a metas de sustentabilidade.

Com o aumento de doenças associadas ao clima, como arboviroses e síndromes respiratórias, a Kora também atualizou seus protocolos. “Adotamos triagem ampliada para sintomas como desidratação e alergias e treinamos as equipes sobre doenças emergentes relacionadas ao clima”, destaca Felipe.

Expectativa para a COP 30

O executivo acredita que a participação do setor saúde precisa ser efetiva. “Esperamos compromissos mensuráveis, como um fundo setorial de adaptação e padronização de métricas de resiliência. Um avanço concreto seria a criação de um plano nacional de saúde climática, nos moldes dos planos de pandemia. A Kora está aberta a colaborar com fóruns e pesquisas, pois sabemos que a saúde climática é uma demanda urgente e inegociável.”, finaliza.

Sobre a Kora Saúde

A Kora Saúde é referência em medicina moderna, com um sistema de saúde que acompanha as pessoas em todas as fases da vida. É a maior rede hospitalar privada do Espírito Santo, Ceará e Tocantins, com presença também no Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás — e segue em expansão, levando tecnologia, excelência hospitalar e resultados sólidos para seus pacientes.

Seu propósito é claro: oferecer saúde de qualidade com acolhimento, valorizando a competência médica e o bem-estar de todos que confiam em seus cuidados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar