Brasil,

Fórum França-Brasil debate papel do seguro frente às mudanças climáticas globais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  CNseg
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O primeiro painel do Fórum de Seguros França-Brasil, “Seguro e Clima em um Mundo em Transformação”, reuniu especialistas internacionais para debater os impactos das mudanças climáticas sobre o setor segurador.

O encontro trouxe dados alarmantes e propostas concretas, especialmente sobre modelos de risco, lacunas de proteção e adaptação climática.

Perdas seguradas superam US$ 100 bilhões por ano

Michele Lacroix (SCOR) revelou, durante o Fórum de Seguros França-Brasil, que as perdas seguradas globais quadruplicaram em 30 anos. Além da crise climática, três fatores impulsionam essa alta: aumento do valor dos bens, concentração urbana e inflação patrimonial.

Ela destacou ainda o crescimento de riscos secundários, como incêndios e tempestades, que já respondem por 90% das perdas. A proposta? Três eixos: prevenção, adaptação e mitigação climática, com revisão de normas urbanas, apoio público e redução de carbono nas carteiras.

Brasil: apenas 5% das perdas cobertas por seguro

Pedro Farme d’Amoed (Guy Carpenter) trouxe a realidade brasileira para o Fórum de Seguros França-Brasil: a tragédia climática no RS em 2023 evidenciou uma lacuna de proteção de 95%.

Ele defende o uso de modelos preditivos de inundações, como o lançado em 2024, já adotado por mais de 20 empresas.

Pedro Farme d’Amoed, executivo da Guy Carpenter Brasil faz um balanço do Fórum de Seguros França-Brasil:

Investimento responsável e risco sistêmico

No Fórum de Seguros França-Brasil, Rebecca Chapman (PRI) reforçou o papel dos investidores. Ela defende políticas públicas críveis e investimento em adaptação, além de engajamento político como estratégia de portfólio.

O PRI reúne mais de 5 mil signatários globais, incluindo mais de 130 no Brasil. Chapman destacou que investir em transição energética e setores de alta emissão será essencial para mitigar danos futuros.

OCDE: coordenação global é essencial

Timothy Bishop (OCDE) chamou atenção para a perda de acessibilidade a seguros durante o Fórum de Seguros França-Brasil, mesmo em países ricos. Na Austrália, 15% das famílias já não conseguem pagar o seguro residencial. Ele defende parcerias público-privadas (PPPs) e uso de fundos de perdas e danos como instrumentos de resiliência.

Bishop citou modelos bem-sucedidos, como o Flood Re (Reino Unido) e o sistema da Espanha, que combina seguro e dados públicos para políticas de mitigação.

O Fórum de Seguros França-Brasil contou com o patrocínio da EZZE e Guy Carpenter


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar