Brasil,

Workshop Sompo reúne especialistas para discutir melhores práticas em gerenciamento de riscos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Mais de 200 profissionais participaram da série de palestras sobre temas relacionados a mercados como Energia, Property e Transporte e sobre como a tecnologia traz novos riscos, mas também contribui com ferramentas para mitigá-los

A Sompo, subsidiária da empresa responsável pelas operações de seguro e resseguro do Grupo Sompo Holdings fora do Japão, realizou, entre os dias 20 e 22 de maio, o Workshop SOMPO: Gerencie seus riscos com especialistas, iniciativa que reuniu cerca de 200 participantes entre corretores, segurados, parceiros estratégicos, representantes de entidades do setor, como a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), especialistas e colaboradores da companhia. O evento, que contou com o apoio institucional da ABGR – Associação Brasileira de Gestão de Riscos, teve como objetivo promover a troca de conhecimento técnico e prático sobre gerenciamento de riscos e prevenção de sinistros, com foco principal nas carteiras de Energia, Property e Transportes.

“Acreditamos que o conhecimento técnico é um dos pilares para a construção de um mercado mais resiliente. O workshop é uma oportunidade de aproximar nossos parceiros das melhores práticas em gerenciamento de riscos, com uma abordagem integrada entre prevenção, subscrição e inovação”, destacou Adailton Dias, Diretor Executivo de Subscrição, Gerenciamento de Riscos e Resseguros da Sompo.

Durante os dois primeiros dias, realizados na sede da Sompo em São Paulo, os participantes acompanharam uma série de palestras com especialistas da companhia e convidados do mercado. Os temas abordaram desde energias renováveis, riscos climáticos e incêndios industriais, até riscos em baterias de lítio, centros de distribuição e montadoras. Um dos destaques foram os novos riscos que devem ser considerados nos Planos de Gestão de Risco das companhias, decorrentes do desenvolvimento tecnológico. Assim como a tecnologia contribui com o desenvolvimento de sistemas protecionais mais eficientes, também traz desafios que impactam cadeias de suprimentos que devem se adaptar para integrar novos produtos ao mercado. A programação contou com a presença de Renata Barcellos, Head of Risk Control Services, Global Markets Insurance Business da Sompo International, que compartilhou experiências internacionais em gestão de riscos.

“A troca de experiências entre diferentes mercados e realidades é essencial para o avanço da cultura de prevenção. Eventos como esse fortalecem o papel estratégico do gerenciamento de riscos no setor de seguros”, comentou Renata Barcellos, que veio de Madrid (Espanha), onde atua hoje, especialmente para o evento.

No terceiro dia, os participantes foram divididos em dois grupos para atividades práticas. Um grupo visitou o Porto de Santos, onde aconteceu um passeio técnico de escuna, durante o qual o advogado especialista em transporte marítimo Christian Smera, CEO da Smera BSI Claims Group, apresentou o funcionamento da estrutura portuária. Na sequência, o especialista analisou dois casos emblemáticos de acidentes envolvendo embarcações que tiveram grande repercussão na mídia tanto por conta do volume de prejuízos, quanto porque levantaram aspectos importantes sobre a responsabilidade de cada agente em uma operação logística, por conta dos processos jurídicos que seguiram à ocorrência.

“A visita ao Porto de Santos proporcionou uma vivência real sobre os riscos envolvidos na cadeia logística. É uma forma de conectar teoria e prática, ampliando a percepção de risco dos nossos parceiros”, afirmou Thiago Amorim, Superintendente de Gerenciamento de Riscos da Sompo.

O outro grupo participou de um treinamento técnico no laboratório de Sistemas de Proteção contra Incêndio do Instituto New Safety, em Louveira (SP), com foco em prevenção de incêndios e manuseio de inflamáveis. A atividade foi conduzida por especialistas da área e reforçou a importância da infraestrutura preventiva e da adoção de normas técnicas no ambiente corporativo.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, num ambiente controlado, o funcionamento das tecnologias em sistemas protecionais. Um dos pontos apresentados foi a efetividade dos sistemas de detecção, tanto na forma passiva (dispositivos que detectam alterações no ambiente sem emitir sinais ou energia ativa, como PIR – Detectores infravermelhos passivos, sensoriamento remoto passivo, sensores de movimento, calor ou luz; entre outros) quanto com equipamentos de proteção ativa (dispositivos e sistemas que combatem um incêndio já iniciado, como extintores, hidrantes, sprinklers, alarmes e sistemas de controle de fumaça).

Para Márcia Ribeiro, Assessora Técnica da Diretoria e do Conselho da ABGR, “a Sompo tem um papel relevante na disseminação da cultura de riscos no Brasil. A abordagem técnica e prática do evento contribui para o desenvolvimento do setor e para a formação de profissionais mais preparados”.

Com essa iniciativa, a Sompo reafirma seu compromisso com a educação técnica, a inovação em estratégias de mitigação de riscos e o desenvolvimento de um mercado mais seguro, sustentável e preparado para os desafios do futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar