IA generativa revoluciona eficiência operacional nas empresas
Tema do painel de abertura do 20º Congresso InfraFM, que acontece entre os dias 9 e 11 de junho, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (SP), terá como palestrante o especialista Helbert Costa, CEO da Adalink
A gestão eficiente de ambientes organizacionais trabalha necessariamente com uma gigantesca quantidade de dados, que vai desde a manutenção predial e o gerenciamento inteligente de energia, por exemplo, até o controle da qualidade de serviços e o atendimento dos clientes em tempo real. O uso da inteligência artificial generativa (IA Generativa) vem ganhando terreno no setor de Facility Management pelas suas inúmeras vantagens, sobretudo no que se refere à capacidade de analisar muitas informações com resultados instantâneos. A IA pode oferecer aos gestores, além de análises completas, insights e previsões que permitam antecipar eventuais problemas ou realizar planejamentos mais precisos.
Um dos temas de abertura do 20º Congresso InfraFM, que acontece em conjunto com a 12ª edição da Expo InfraFM, os maiores encontros do setor de Facility, Property e Workplace Management na América Latina, vai mostrar como a IA está redefinindo a eficiência operacional em Facilities. Consulte a programação das palestras do Congresso aqui.
A abertura oficial dos eventos será no dia 9 de junho, às 14h, nos palcos A e B, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (SP), reunindo profissionais, especialistas e empresas que estão moldando o futuro da gestão de espaços corporativos, industriais, hospitalares e comerciais. A entrada é gratuita para a Expo InfraFM e o credenciamento pode ser feito online. A organização dos eventos, que seguem até o dia 11 de junho, é do IEG Brasil (Italian Exhibition Group).
No dia 9, o painel de abertura do Congresso terá a participação do especialista em IA Generativa Helbert Costa, CEO e fundador da Adalink. “Na minha apresentação, abordarei como a IA Generativa está transformando a gestão de Facilities, tornando as operações mais eficientes e inteligentes”, adianta Costa.
Dentre os principais tópicos da apresentação do CEO da Adalink, destacam-se:
- Assistentes virtuais personalizados - utilização de IA para criar chatbots que respondem a dúvidas frequentes de ocupantes e visitantes, melhorando a comunicação e a experiência do usuário.
- Geração automática de relatórios - uso de IA para compilar e analisar dados de sensores e sistemas, produzindo relatórios de desempenho e manutenção de forma rápida e precisa.
- Otimização de layouts e espaços: aplicação de IA para sugerir reorganizações de ambientes com base em padrões de uso, aumentando a eficiência e o conforto dos ocupantes.
“Além disso, vou explorar como a IA Generativa contribui para a sustentabilidade e a conformidade regulatória, alinhando as operações de Facilities às exigências modernas para mensurar as práticas de ESG (sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance, ou Ambiental, Social e Governança), completou.
Em termos práticos, complementa o CEO da Adalink, as aplicações da IA Generativa já estão em vários segmentos. Um deles são os hospitais.
“O setor hospitalar está entre os pioneiros na aplicação de IA Generativa dentro das rotinas de Facilities. O foco está na eficiência operacional e na sustentabilidade, como monitoramento e automação do uso de água e energia; otimização da gestão de resíduos e práticas de reciclagem; automação de processos como lavanderia, limpeza e esterilização e redução de desperdícios e ganhos em indicadores ESG”.
Ainda de acordo com Costa, a IA Generativa também está transformando a interação em ambientes operacionais, otimizando a experiência de funcionários e usuários, por meio de assistência inteligente para demandas operacionais e suporte técnico, além de acesso instantâneo a informações com linguagem natural e integração com sistemas internos para respostas automatizadas e contextuais.
“A IA Generativa não é mais uma tendência, é uma realidade que está mudando como se gerencia infraestrutura, pessoas e processos. Em Facilities, quem lidera são os que integram tecnologia à estratégia. O futuro já começou: automatizado, inteligente e mais eficiente”, ressalta Costa.
Serviço
Expo InfraFM e Congresso InfraFM
Data: 9 a 11 de junho de 2025
Horários: dia 9 das 14h às 20h e dias 10 e 11 das 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Entrada Principal - Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, SP.
Sobre a Expo InfraFM
A 12ª Expo InfraFM posiciona-se como o principal hub de FM na América Latina. Desde 1999, conecta profissionais gerando um importante impacto no setor. Organizada pela IEG Brasil, a Feira reúne marcas das áreas de limpeza, conservação, jardinagem, manutenção e operação, gestão imobiliária, de obras e projetos, mobiliário e ergonomia, arquitetura, restaurantes, academias, eventos, transportes, segurança e tecnologia, entre outras. O Facility Management (FM) é uma atividade abrangente que engloba várias áreas essenciais para a gestão eficiente de instalações e propriedades. Compreende a negociação, administração e avaliação de contratos com fornecedores de serviços e produtos.
Sobre o IEG
Em 2022, a IEG – Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou suas atividades no Brasil com o objetivo de expandir sua presença no país por meio do grupo IEG Brasil. Atualmente, o portfólio inclui 12 feiras voltadas aos setores de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfícies, geotecnologias, drones, espaço, facility management e construção: NEEX, Fesqua, Fesqua Vetro, Ebrats, Feipat, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM, Smart City Business Brasil e Fenagra.
A IEG – Italian Exhibition Group, listada na Bolsa de Valores de Milão, consolidou-se como líder na organização de feiras e congressos B2B na Itália, com atuação em seis áreas temáticas principais:Alimentos & Bebidas, Joias & Moda, Bem-estar, Esportes & Lazer, Turismo & Hospitalidade, Estilo de Vida & Inovação, Meio Ambiente & Tecnologia.
O grupo organiza mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos por ano. Nos últimos anos, iniciou um processo de internacionalização por meio de aquisições e parcerias estratégicas no Brasil, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.
Em 2024, o grupo registrou um faturamento de 250 milhões de euros, com um EBITDA de 65,9 milhões, um aumento de 25,8% em relação a 2023.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário