5 erros que comprometem a eficiência na gestão de campo das empresas
Especialista do Mission Brasil aponta falhas comuns que afetam a produtividade e a eficiência de equipes externas e podem colocar em cheque os resultados das empresas
A gestão de campo, como é chamado o trabalho direcionado ao grupo de talentos que atuam fora do ambiente corporativo, como técnicos, entregadores, vendedores e promotores, assumiu um papel essencial dentro das empresas. O avanço da tecnologia e o crescimento da demanda por serviços rápidos e personalizados tornaram essa frente operacional indispensável para a competitividade em um mercado cada vez mais exigente e dinâmico.
Apesar disso, muitas organizações ainda enfrentam entraves ao tentar organizar e monitorar sua equipe externa de forma estruturada. Segundo Elvis Camilo, especialista em logística e softwares de gestão e Chief Operating Officer (COO) do Mission Brasil, os principais desafios estão na falta de visibilidade operacional, ausência de padronização, falhas na comunicação em tempo real e processos manuais que comprometem a produtividade.
O executivo diz que sem as ferramentas e dados adequados, os gestores tendem a encarar baixa produtividade, aumento de custos e queda na satisfação dos clientes. “Gerir equipes já é desafiador, mas times externos exigem mais do que controle de presença e checklists. É preciso visibilidade em tempo real, integração de sistemas e padronização dos processos e nesse ponto a tecnologia colabora para antecipar problemas e agir com agilidade”, detalha.
Pensando nisso, o especialista listou os 5 principais erros cometidos por organizações em relação ao gerenciamento de campo. Confira:
Falta de visibilidade e controle em tempo real
Sem dados em tempo real, as empresas perdem o controle da operação. Isso compromete a execução das tarefas e abre margem para improdutividade. “É impossível gerenciar o que não se vê. Sem informações atualizadas, o gestor trabalha às cegas. Ferramentas com georreferenciamento permitem saber exatamente onde a equipe está e o que está sendo feito, no momento em que acontece, logo, é possível agir de forma mais estratégica”, afirma Camilo.
Ausência de padronização e processos ineficientes
Seguindo a mesma lógica, a desorganização operacional e a falta de procedimentos prejudicam a consistência dos dados e comprometem a qualidade estratégica. “Padronizar processos não significa burocratizar, mas garantir que dados assumam valor real para o negócio. Contar com dashboards e BI's personalizados ajudam a padronizar rotinas e garantem maior assertividade na análise”, explica o executivo.
Processos manuais e falta de automação
Camilo diz que ainda hoje, é comum encontrar empresas que fazem registros manuais das atividades de campo, o que consome tempo, gera erros e torna os dados pouco confiáveis. Sendo assim, segundo ele, automatizar tarefas como check-in e check-out com fotos e localização é uma forma simples e eficaz de aumentar a produtividade e reduzir falhas.
Falta de integração com outros sistemas corporativos
A falta de integração entre sistemas também prejudica o fluxo de informações entre setores e gera retrabalho. “A sinergia e a fluidez entre os sistemas corporativos e a plataforma de campo garante que todos tenham acesso à mesma base de dados e em tempo real”, reforça o COO do Mission Brasil.
Falta de planejamento de rotas e visitas
Um roteiro bem planejado é essencial para um trabalho eficiente. “A ausência de um planejamento e tecnologia inteligente para deslocamentos resulta em desperdício de tempo e de recursos, dois elementos muito preciosos em uma empresa”, explica Camilo. Portanto, com o uso de soluções que consideram a localização geográfica para roteirização, é possível aumentar a eficiência e até dobrar o número de atendimentos por dia, conclui o especialista.
Sobre o Mission Brasil
O Mission Brasil é a maior plataforma de serviços recompensados do Brasil. Com o propósito de distribuir renda de forma democrática e sustentável para seus usuários, a startup conecta empresas à pessoas dispostas a realizar serviços de qualidade, com escalabilidade ilimitada, capilaridade nacional e sob demanda. Fundada em 2016, o Mission Brasil possui mais de 1 milhão de usuários cadastrados, está presente em mais de 5 mil municípios brasileiros e já tem mais de 800 mil missões concluídas. Saiba mais em: https://www.missionbrasil.com.br/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário