Com Pressa? Descubra Por Que Ela Pode Ser a Maior Inimiga da Sua Comunicação
Giovana Pedroso, especialista em comunicação e oratória, abordou o tema em palestra no Gramado Summit 2025, em Gramado (RS)
Ouvir um áudio na velocidade 2x do WhatsApp virou padrão. E é um olho no WhatsApp, outro na tela do notebook e os ouvidos no colega que ali do lado chamou para o café. Menos foco, menos paciência e mais pressa. Não sei se você chegou até esta linha com tempo para seguir em frente, mas se chegou, descobrirá que a pressa se tornou a maior inimiga da sua comunicação – e talvez você não tenha percebido.
Essa é a tese da minha palestra “Comunicação como ferramenta de alta performance (para quem tem pressa)”, que nasceu da observação de um dado do Project Management Institute (PMI) de 2019: 64% das empresas brasileiras enfrentam falhas de comunicação. Ainda? Apesar do avanço dos canais disponíveis para facilitar processos, os ruídos ainda acontecem e, com eles, somam-se os prejuízos de toda ordem, sejam eles financeiros ou de imagem.
O cenário pode ser, em partes, desenhado assim: multicanais sem política clara de uso (ou política criada, mas não seguida), o tempo investido em telas como equivocado “descanso” que também se confunde com trabalho e gerações diferentes convivendo nos mesmos ambientes de trabalho. Tudo isso contribui para um mundo de profissionais ansiosos.
E é nesse sentimento de “pressa permanente” que mora o problema.
Na pressa, não refletimos sobre o melhor canal para enviar a mensagem importante, não avaliamos se a ideia foi construída com simplicidade e clareza para ser entendida rápido (afinal, quem recebe também sente urgência), e é nesse frenesi de automatismo com necessidade de fazer que desconsideramos as emoções e o contexto envolvidos na relação com cada público.
Estratégias com custo zero
Quando falamos de comunicação humana, a boa notícia é que as ferramentas costumam não ter custo para os negócios:
- Reduza jargões profissionais para públicos que não são especialistas na sua área;
- Envie mensagens complexas ou carregadas de emoção por canais que tenham pelo menos a sua voz (ligue, mande áudio ou fale pessoalmente);
- Revise as mensagens lendo em voz alta para entender se ficaram claras (ou conte a um colega e pergunte se ele entendeu);
- Considere as emoções do público na sua fala.
São práticas simples, mas que podem melhorar a comunicação e as relações em ambientes de trabalho movidos pela pressa. Eu não posso pedir para você não a sentir, mas está nas nossas mãos fazer algo para minimizar os seus estragos.
E se puder, vá devagar.
Giovana Pedroso
TEDx Speaker, jornalista e especialista em comunicação
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário