Brasil,

Advogado Digital: Como a IA Está Transformando a Revisão de Contratos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A inteligência artificial mudou a dinâmica da leitura de documentos

Imagine contar com um “advogado digital” para avaliar e fazer a revisão contratual, etapa crucial em qualquer relação comercial. Essa transformação significativa é possível com a adoção da inteligência artificial (IA). A linguagem técnica e, muitas vezes, complexa representa uma barreira para boa parte dos usuários, especialmente sem apoio jurídico. No entanto, essa tecnologia torna o procedimento mais acessível, ágil e seguro.

Como a IA chegou nos contratos?

A Digital Helper + Assine Bem, por exemplo, incorporou uma IA nativa à sua plataforma de assinatura eletrônica. O recurso permite ao usuário interagir com o sistema ao examinar o documento, solicitando resumos de cláusulas, explicações simplificadas e esclarecimentos em tempo real. “Antes de firmar qualquer acordo, o signatário consulta o mecanismo sobre o conteúdo do documento”, explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da empresa.

Segundo Mencaci, essa funcionalidade reduz a dependência de reuniões adicionais ou chamados de suporte, proporcionando mais autonomia no processo de fechamento de acordos. Além disso, a IA minimiza riscos de falhas e interpretações equivocadas, especialmente em contratos simples, isentos de uma análise jurídica aprofundada.

Como é a revisão de contratos sem IA?

Antes da popularização dessa inovação, a revisão era manual, lenta e sujeita a falhas humanas. Advogados e gestores revisavam cada cláusula, comparando versões e garantindo conformidade legal. Agora, com comandos simples (prompts), esse fluxo conclui-se em minutos.

“As empresas ganham eficiência, evitam falhas em negociações e preservam a segurança dos documentos, pois eles não precisam ser submetidos em plataformas abertas”, afirma o especialista. Ele destaca, ainda, a contribuição da IA para a atualização tecnológica das organizações e melhora a experiência do usuário.

A urgência em tornar contratos mais compreensíveis é evidente. Segundo um estudo da Universidade de Stanford, 97% dos signatários não leem os termos antes de assinar, seja por falta de tempo, dificuldade de compreensão ou excesso de confiança na outra parte. A inteligência artificial surge, assim, como aliada para democratização da informação jurídica e fortalecimento de relações comerciais mais transparentes.

Fonte: Carlos Henrique Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem

Serviço: Advogado digital: como a IA auxilia na revisão de contratos

Sobre a Digital Helper + Assine Bem

A Digital Helper + Assine Bem é uma plataforma criada para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. A ferramenta desenvolvida pela empresa conecta pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de validação de arquivos um processo sustentável e econômico.

Com segurança baseada em criptografia, os contratos arquivados e autenticados na plataforma são inalteráveis, trazendo mais proteção aos clientes. Além disso, é possível criar, editar e enviar arquivos aos signatários de maneira rápida e prática pelo site. A solução oferece, também, integrações por API’s para todos os tipos de sistemas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar