Brasil,

Como as Empresas Brasileiras Estão Lidando com o Employer Branding

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Natalie da Cunha
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento da Onhappy revela os principais obstáculos e avanços na construção da marca empregadora no Brasil

Enquanto o Employer Branding ganha protagonismo nas pautas estratégicas das organizações, um novo estudo lançado pela Onhappy, benefício corporativo de viagens a lazer da Onfly, mostra que apenas 11% das empresas brasileiras avaliam suas ações na área como realmente eficazes. O levantamento “Employer Branding no Brasil – Diagnóstico e estratégias para resultados reais”, traz dados inéditos sobre como empresas estão lidando com os desafios da reputação como marca empregadora. A falta de recursos foi apontada como a maior barreira para o avanço na maturidade das estratégias por 44,7% dos respondentes, seguida da falta de apoio da liderança (33,8%), desalinhamento entre as áreas (32,5%), engajamento dos funcionários (31,1%) e dificuldade em mensurar os resultados das ações (29,5%).

Um dos principais destaques do estudo é o papel central da EVP (Employee Value Proposition) - conjunto de valores e benefícios que uma empresa oferece aos seus colaboradores - nas organizações que alcançam melhores resultados de employer branding. A criação de uma EVP clara e autêntica foi apontada por 44% dos profissionais ouvidos no estudo como o fator mais eficaz para fortalecer a marca empregadora, seguida de comunicação autêntica e transparente (28%) e programas de desenvolvimento profissional (14%).

“Para construir um employer branding de sucesso é fundamental que a narrativa que a organização constrói para o mundo externo — aquela que atrai talentos — precisa ser refletida na experiência real dos colaboradores no dia a dia. Organizações que não entregam o que comunicam correm o risco de se tornarem alvo de críticas em plataformas públicas, como Glassdoor ou redes sociais, prejudicando sua reputação”, afirma Gian Farinelli, CEO da Onhappy.

Outro dado que o levantamento da Onhappy revela é que 41,7% das empresas reconhecem os benefícios corporativos como um dos principais atrativos na construção de marca empregadora. A pesquisa sugere que iniciativas voltadas ao bem-estar — como saúde mental, flexibilidade e acesso a experiências, como viagens — vêm ganhando espaço em detrimento de modelos tradicionais baseados apenas em remuneração.

“Employer Branding não é mais um diferencial. É uma urgência estratégica. As empresas que não investirem em autenticidade e experiência do colaborador ficarão para trás na busca por talentos”, pontua o CEO da Onhappy, que impacta mais de 120 mil colaboradores de diversas empresas.

O estudo também analisou os principais KPIs utilizados para medir Employer Branding, com destaque para o NPS de colaboradores, utilizado por 76,8% das empresas, taxa de retenção de talentos (43,7%) e engajamento nas redes sociais (31,8%). No entanto, a mensuração ainda é um ponto frágil para boa parte das organizações, que relatam dificuldades em isolar variáveis e conectar os resultados de branding à atração e retenção de talentos.

“O caminho é claro: empresas que tratarem o employer branding como prioridade estratégica, alinhado ao negócio e com apoio da liderança, atrairão talentos e aumentarão a retenção. No cenário atual, uma marca empregadora autêntica não é mais diferencial — é pré-requisito para competir e crescer”, finaliza Farinelli.

A pesquisa “Employer Branding no Brasil – Diagnóstico e estratégias para resultados reais” ouviu mais de 150 profissionais, de empresas de diferentes portes e segmentos, como tecnologia, indústria, serviços, educação, agronegócio e outros. O levantamento completo está disponível para download gratuito neste link e se propõe a ser um diagnóstico direto do cenário atual, oferecendo dados concretos e sugestões práticas para empresas que desejam fortalecer sua marca empregadora de dentro para fora.

Sobre a Onfly

A Onfly é a maior travel tech B2B da América Latina, com mais de 2.000 clientes que utilizam a plataforma para uma completa gestão de viagens e despesas corporativas. A companhia ajuda empresas de todos os tamanhos a melhorar seus processos de viagens com uma plataforma tecnológica exclusiva que contribui para redução de custos e transparência dos gastos, desde a despesa do café do aeroporto até passagem aérea, hotel, carro e ônibus. Para os colaboradores, a plataforma permite que uma reserva de viagem e relatório de despesa possam ser realizados em apenas alguns minutos. Em 2023, a Onfly recebeu um investimento de R$80 milhões em uma rodada liderada pela Left Lane Capital e pela Cloud9 Capital. Em 2024, a empresa criou a Onfly Corporate, solução voltada para atender clientes enterprise e no mês de abril de 2025 a travel tech anunciou a captação de R$ 240 milhões em uma rodada de investimento série B liderada pela Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício que faz seu primeiro cheque na América Latina. Além de ter tecnologia própria em sua plataforma, a travel tech é pioneira no mercado em ajudar empresas no combate a fraudes, sendo a primeira e única empresa no Brasil a implementar a funcionalidade “spend control” no segmento de viagens corporativas, permitindo que seus clientes possam configurar regras de utilização para cada cartão corporativo. Mais informações em https://www.onfly.com.br/.

Sobre o Onhappy

O Onhappy é o benefício corporativo de viagens a lazer criado pela Onfly. Por meio da plataforma, colaboradores de empresas parceiras podem acessar descontos em passagens aéreas, hospedagem e outros serviços. Ao democratizar o acesso a viagens de lazer, a Onhappy ajuda a reduzir o estresse, melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e aumentar a satisfação dos colaboradores, além de ser uma potente ferramenta de employer branding para as empresas, gerando valor na retenção de talentos e diferencial de mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar