Crescimento em 2025: CEOs de empresas híbridas estão mais confiantes, aponta estudo
>> Nova pesquisa* revela que as empresas dos EUA e do Reino Unido que oferecem maior flexibilidade no local de trabalho são significativamente mais otimistas, confiantes e preparadas para o futuro em relação àquelas que não operam no modelo híbrido
>> Três quartos (75%) das organizações que oferecem alguma forma de trabalho flexível estão mais otimistas sobre o ambiente de negócios do que há um ano, contra 58% dentre os líderes de empresas que não oferecem flexibilidade de trabalho
>> Além disso, 58% das organizações que oferecem alguma forma de flexibilidade se sentem mais confiantes do que há um ano, contra 30% dentre empresas não flexíveis
Em um ambiente econômico desafiador, as empresas dos EUA e do Reino Unido que operam no modelo híbrido relataram que estão significativamente mais otimistas em relação ao crescimento em 2025 do que as empresas com foco mais tradicional, que exigem que suas equipes se desloquem ao escritório diariamente. Elas também reconhecem que o trabalho híbrido permite que elas operem com custos comerciais mais baixos, aumentem a produtividade dos funcionários e atraiam os melhores talentos – fatores que corroboram esse otimismo.
Esses foram os principais apontamentos de um estudo realizado pelo International Workplace Group (IWG) – a principal fornecedora mundial de soluções de trabalho híbrido e detentora das marcas Regus, Spaces e HQ – com mais de 1.000 CEOs e líderes empresariais sênior baseados nos EUA e Reino Unido. A pesquisa constatou que três quartos (75%) das empresas que oferecem trabalho híbrido tinham uma perspectiva positiva para 2025, em comparação com 58% das empresas não híbridas.
O trabalho flexível permitiu que muitas empresas cortassem despesas gerais, reduzindo o espaço de escritório e aproveitando soluções de espaço de trabalho de curto prazo. Mais de três quartos (79%) das empresas flexíveis relataram economia de custos, enquanto um percentual semelhante (75%) afirma que o trabalho híbrido é útil para atenuar pressões econômicas futuras, como aumento de impostos e tarifas e tendências de mercado.
A pesquisa indica que, como a confiança dos negócios no mundo todo está sob maior escrutínio, as empresas que priorizam a flexibilidade estão significativamente mais otimistas. Segundo o estudo, 63% das empresas híbridas se sentem mais positivas em relação à economia do que há um ano, em comparação com apenas 44% das empresas não flexíveis.
A produtividade da força de trabalho é fundamental para uma perspectiva mais positiva
Os modelos de trabalho flexíveis também estão impulsionando a produtividade e a retenção de talentos. 72% das empresas flexíveis relatam maior produtividade em suas forças de trabalho, e uma porcentagem semelhante (71%) acredita que suas políticas aumentaram sua capacidade de atrair e reter os melhores talentos.
Isso é apoiado pelo estudo recentemente publicado pelo professor acadêmico de Stanford, Nicholas Bloom**, que constatou que o trabalho híbrido melhorou a satisfação no trabalho e reduziu as taxas de demissão em um terço (33%), sem prejudicar a produtividade.
Maior confiança no crescimento e na expansão da força de trabalho
As empresas flexíveis dos EUA e do Reino Unido também estão mais confiantes em seu crescimento e na expansão da força de trabalho. Mais de dois terços (67%) das empresas híbridas estão confiantes de que seus negócios crescerão em 2025, e quase metade (48%) está confiante na expansão de sua força de trabalho, em comparação com apenas 51% e 38% das empresas não híbridas, respectivamente.
Os líderes das empresas híbridas citaram benefícios abrangentes, incluindo maior satisfação dos funcionários (53%), retenção (43%) e produtividade (46%).
“Os resultados do estudo refletem uma realidade que também observamos no Brasil. As empresas que adotam o modelo híbrido por aqui estão colhendo benefícios claros em produtividade, economia de custos e retenção de talentos – fatores que fortalecem a confiança no crescimento em 2025. O otimismo apontado entre líderes dos EUA e do Reino Unido também se manifesta no mercado brasileiro, onde a flexibilidade no trabalho vem se consolidando como um diferencial estratégico para empresas que desejam crescer de forma sustentável”, afirma Tiago Alves, CEO Brasil do International Workplace Group (IWG).
“Nestes tempos desafiadores, os CEOs e líderes empresariais estão contemplando o caminho a seguir. As empresas que almejam o pico da lucratividade entendem que a chave do sucesso está em reter e atrair os melhores talentos – seu maior capital intelectual. Esse foco estratégico é essencial para manter uma vantagem competitiva em um mundo em rápida evolução”, diz Mark Dixon, CEO do International Workplace Group (IWG).
“Ao adotar o trabalho híbrido, as empresas estão reduzindo custos e aumentando a felicidade e a produtividade de suas equipes. Não é de surpreender que as empresas que adotam esse modelo sejam as que estão olhando para 2025 com otimismo”, complementa Dixon.
NOTAS PARA OS EDITORES
*Pesquisa realizada entre 505 líderes de negócios do Reino Unido e 515 dos EUA em janeiro de 2025 pela Mortar Research. A Mortar é credenciada pela Market Research Society (MRS) e a pesquisa seguiu as diretrizes da MRS.
** Bloom, N., Han, R. & Liang, J. Hybrid working from home improves retention without damaging performance. Nature 630, 920-925 (2024).
Sobre o International Workplace Group
O International Workplace Group é líder global em soluções para o trabalho híbrido. Criamos valor pessoal, financeiro e estratégico para empresas de todos os portes. Desde algumas das companhias e organizações mais conhecidas do planeta, até microempreendedores e a próxima geração de líderes do setor. Todos podem aproveitar o poder da plataforma de trabalho híbrido do International Workplace Group para aumentar sua produtividade, eficiência, agilidade e proximidade com o mercado.
A cobertura de rede do IWG inclui aproximadamente 4.000 locais em mais de 120 países, enquanto 83% das empresas da Fortune 500 fazem parte da nossa crescente base de clientes.
No Brasil, por meio das marcas Regus e Spaces, o IWG colabora para que milhares de pessoas e seus negócios possam trabalhar de forma mais produtiva. Fazemos isso ao fornecer espaços de trabalho híbrido profissionais, inspiradores e colaborativos, além de serviços digitais disponíveis por meio do aplicativo do International Workplace Group.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário