Agenda ESG: desafios e oportunidades que impactam negócios hoje
Em um cenário marcado por eventos climáticos extremos e crescente pressão da sociedade por responsabilidade corporativa, questões ambientais deixaram de ser tópicos paralelos: são parte central de estratégias empresariais. É nesse contexto que o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance) ganha relevância.
“No final do dia, estamos sempre considerando um contexto em que a estratégia direciona os objetivos que você, como empresa e ser social, deseja atingir. É importante focar na geração de impacto, não apenas nos resultados. Caso contrário, deixar de integrar esses elementos prejudica a credibilidade da iniciativa”, reflete Cleyton Hort, CEO da Lyncas.
ESG é uma sigla que representa três pilares fundamentais. O primeiro, Ambiental, está relacionado ao consumo de energia, gestão de resíduos e práticas de sustentabilidade.
O segundo, Social, trata da relação da empresa com colaboradores, fornecedores e a comunidade em geral. Temas como diversidade, inclusão e bem-estar dos funcionários são fundamentais.
Já o terceiro, Governança, diz respeito à forma como a empresa é administrada. Trata-se de transparência, ética nos processos e conformidade regulatória.
De acordo com uma pesquisa da Grant Thornton Brasil, 50% das empresas já adotam ações relacionadas à cadeia de valor, mas a falta de alinhamento entre as metas ESG e o planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo ainda é um entrave.
Uma das formas de estruturar esse alinhamento é com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Eles oferecem diretrizes para que as empresas definam metas claras e acompanhem o progresso com base em indicadores tangíveis.
Por onde começar?
O primeiro passo é realizar um diagnóstico do cenário atual da empresa, identificando oportunidades de melhoria. A partir daí, é possível estabelecer metas usando a metodologia SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais).
A definição de indicadores claros e a criação de sistemas para a coleta periódica de dados são fundamentais. Essas ações devem estar integradas à governança, com responsáveis nomeados e envolvimento direto do conselho administrativo.
Segundo a pesquisa Panorama ESG 2024, da Amcham Brasil, os principais motivadores para 78% das empresas são os compromissos ambientais e sociais. Já 77% apontam o desejo de melhorar a imagem corporativa como fator decisivo para avançar nessa agenda.
A implementação precisa ser acompanhada por um forte engajamento interno, promovendo uma cultura voltada à sustentabilidade. Por fim, os resultados — e, mais importante, os impactos gerados — devem ser comunicados de forma transparente por meio de relatórios de sustentabilidade.
Superando os desafios
Um dos principais obstáculos na jornada ESG é estabelecer prioridades. Se tentar abraçar múltiplas iniciativas simultaneamente, perde-se em resultados significativos.
Além disso, a resistência à mudança, tanto por parte da alta liderança quanto dos colaboradores, ainda é comum. Trabalhar a cultura organizacional é essencial para garantir o engajamento coletivo e alinhar todos os setores em torno dos mesmos objetivos.
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