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COP30: Empresas esperam compromissos mais ambiciosos e ações concretas, aponta pesquisa da Aberje

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Pesquisa aponta que para 47% das empresas expectativas giram em torno de compromissos firmados, ações práticas e metas que vão ao encontro dos interesses setoriais

A poucos meses da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), a Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial divulgou um levantamento inédito - Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30 -, que contou com a participação de 104 organizações para entender o estágio atual do engajamento corporativo com a agenda climática. A pesquisa revela que 93% das companhias já tratam sustentabilidade como uma prioridade estratégica - um sinal claro de amadurecimento na atuação empresarial frente à crise climática.

"É um dado muito expressivo, que confirma como a sustentabilidade deixou de ser periférica e passou a integrar a tomada de decisão nos mais diversos setores", afirma Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje. "O momento atual exige isso: as empresas estão sendo chamadas não só a adaptar suas operações, mas também a influenciar os rumos das políticas públicas ambientais."

Expectativas para a COP30

O estudo mostra que a COP30, por ser realizada no Brasil, está mobilizando altas expectativas: 89% das empresas que planejam participar acreditam que o evento terá algum impacto relevante. Os principais desejos são: maior compromisso de países e empresas com a agenda climática (47%); efetivação de negociações e projetos (39%); estabelecimento de acordos alinhados com os interesses dos setores produtivos (37%); e metas mais ambiciosas para enfrentar a crise climática (34%).

"O que nos chama atenção é a expectativa de resultados concretos. Isso reflete uma visão mais madura das empresas, que não querem apenas acompanhar, mas cocriar soluções", avalia o diretor da Aberje.

Participação e atividades preparatórias

Para 52% das empresas será a primeira vez participando de uma COP. Entre as que já estiveram presentes, os resultados são significativos. A participação tem ocorrido tanto na programação oficial (70%) quanto em eventos paralelos (60%), além da presença como ouvintes (51%).

As ações práticas resultantes dessa presença incluem: maior aproximação com tomadores de decisão (40%), aprimoramento da estratégia ESG (38%), ações internas de conscientização (35%) e adequação a novas regulamentações (32%).

"Nos últimos anos a COP deixou de ser só um encontro diplomático e se tornou um evento que também inclui iniciativa privada e sociedade civil. Ela é um ambiente estratégico, onde se mostra o que foi e está sendo feito e se constroem alianças. As empresas com resultados concretos em suas histórias devem contá-las", reforça Hamilton.

O papel do Brasil como sede da COP30

Para 90% das respondentes, o Brasil terá papel relevante na COP30, sendo que 53% acreditam que será muito importante. "Há um orgulho e uma responsabilidade envolvidos. O Brasil tem ativos únicos – como a floresta amazônica – e uma posição geopolítica estratégica. As empresas esperam que o país lidere com protagonismo, combinando conservação com desenvolvimento", comenta Mônica Alvarez, head de comunicação corporativa da Alubar e diretora do Capítulo Aberje Amazônia (representação regional da associação).

Sustentabilidade ganha estrutura e protagonismo

Segundo o estudo, 90% das empresas contam com uma área estruturada de sustentabilidade, geralmente subordinada a níveis executivos como diretoria ou superintendência.

"Essa formalização é decisiva. As áreas de Comunicação e Sustentabilidade sempre estiveram muito próximas. Porém, é necessário ter estruturas dedicadas e com poder de influência interna, e ser muito criterioso e ético na hora de comunicar projetos e resultados", pontua Hamilton.

Perfil das empresas participantes

O levantamento ouviu empresas privadas nacionais (31%) e multinacionais (49%), com maior concentração na região Sudeste (78%), sobretudo em São Paulo (57%). Quase metade das organizações tem mais de 5 mil colaboradores e representam 32 setores da economia, com destaque para Energia/Bioenergia (15%), Agropecuário (7%), Tecnologia da Informação (6%), Alimentos e Bebidas (5%) e Seguros/Previdência Privada (5%).

O estudo completo está disponível no site da Aberje, exclusivo para associados.

Sobre a Aberje

A Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. Com mais de 1.000 empresas associadas, está presente em diversas partes do Brasil a partir dos seus Capítulos Regionais, e também possui forte representação em instituições internacionais, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.


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