Brasil,

Trabalho no comércio em feriados: negociações coletivas são novamente exigidas a partir de julho de 2025

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fábio Luporini
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

FOTO: Pixabay FOTO: Pixabay

Antes, a negociação individual entre patrões e empregados valia para permitir o trabalho em feriados, de acordo com a advogada Glauce Fonçatti

A partir de julho deste ano, as negociações coletivas voltam a ser uma exigência para a permissão do trabalho no comércio em feriados. Publicada em novembro de 2023, a Portaria nº 3.665/2023 entra em vigor no dia 1º de julho de 2025, restabelecendo a legalidade em relação ao trabalho em feriados, exigindo permissão negociada entre trabalhadores e empregados por meio de convenção coletiva. De acordo com a advogada Glauce Fonçatti, especialista em direito do trabalho, é preciso ficar atento às escalas programadas.

“As empresas que atuam no setor do comércio, inclusive varejista, atacadista e prestadores de serviço que tenham jornada de trabalho aos domingos e feriados, precisarão estar em conformidade com a lei a partir de julho. Portanto, devem estar atentas e, se for o caso, negociar com o sindicato através de convenção ou acordo coletivo, além de observar a legislação municipal sobre a matéria”, afirma a advogada, sócia do Escritório Batistute Advogados. Antes, a negociação individual entre patrões e empregados valia para permitir o trabalho em feriados.

Glauce explica que essa mudança atende a uma questão técnica, já que o trabalho em feriados no comércio é regulamentado pela Lei nº 10.101/2000 (alterada pela Lei nº 11.603/2007). Entretanto, estava em vigor a Portaria nº 671/2021, autorizando o trabalho em feriados a partir de acordos individuais, contrariando o que estabelece a lei. “Como nenhuma portaria pode prevalecer sobre uma lei, então foi editada uma nova portaria cancelando a portaria anterior. Dessa maneira, para permitir o trabalho em feriados, volta-se a exigência da necessidade da negociação coletiva”, explica Glauce.

A especialista diz ainda que a nova portaria foi adiada por três vezes justamente para dar mais tempo de adaptação às empresas, que agora precisam de negociação coletiva para poderem escalar seus empregados do comércio em feriados, além de observar a legislação municipal sobre a matéria. “A mudança exige uma nova adaptação e quem não se regularizou durante esse tempo poderá ter problemas a partir de julho, já que será necessário a negociação coletiva para autorizar o trabalho em feriados”, pondera a advogada.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar