Diversidade, Equidade e Inclusão: Caminho para um Mercado Segurador Mais Inovador e Justo
Com o crescente interesse de consumidores, investidores e colaboradores por empresas que adotam práticas sociais responsáveis, a agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) se consolidou como essencial em diversos setores da economia. E o mercado de seguros não fica atrás. Através dos pilares de DEI, as seguradoras podem criar um ambiente mais justo e acolhedor, ao mesmo tempo em que aumentam sua competitividade, engajamento e capacidade de inovação.
Uma pesquisa recente da Deloitte mostrou que 93% das empresas participantes já possuem práticas ou áreas dedicadas à DEI, e 50% planejam aumentar seus investimentos nesse sentido nos próximos 12 meses. Essa tendência global também está refletida no mercado segurador, onde adotar práticas DEI deixou de ser apenas uma escolha reputacional, para se tornar uma estratégia essencial de negócio.
Acesse a pesquisa “Diversidade, Equidade e Inclusão nas organizações”, levantamento feito pela Deloitte Brasil que mapeou temas da agenda de DE&I em empresas com atividade no país
O Grupo de Trabalho de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI Working Group) da Global Federation of Insurance Associations (GFIA) também destaca a importância de políticas inclusivas no setor de seguros. Durante suas reuniões, o grupo aborda temas como a promoção de seguros inclusivos e a integração de grupos vulneráveis, criando um espaço para que as associações de seguros e (re)seguradoras compartilhem boas práticas ao redor do mundo.
Mas como implementar ações de DEI e por que elas são tão importantes no contexto corporativo? É preciso entender que elas vão além da justiça social, pois refletem valores que tornam as empresas mais competitivas, inovadoras e preparadas para proporcionar uma melhor experiência do consumidor.
Diversidade no setor de seguros
A diversidade no ambiente de trabalho se refere à valorização de diferentes grupos e identidades dentro da organização. Quando as seguradoras investem na diversidade de suas equipes, elas não apenas enriquecem sua cultura, mas também criam um ambiente no qual diferentes perspectivas colaboram para a resolução criativa de problemas, ampliando a capacidade da organização de responder a desafios complexos do mercado, o que também reflete nos produtos customizados a grupos de consumidores que não estão representados atualmente.
Equidade no mercado segurador
A equidade, por sua vez, trata de garantir que todos os indivíduos, independentemente de sua origem, tenham acesso às mesmas oportunidades. No setor segurador, isso significa identificar e remover barreiras sistêmicas que impedem o desenvolvimento pleno de talentos diversos, oferecendo recursos diferenciados conforme as necessidades de cada indivíduo.
Inclusão e seguros
Já a inclusão se refere a criar um ambiente onde todos se sintam acolhidos, respeitados e valorizados. Uma cultura inclusiva assegura que todos os colaboradores tenham voz e possam contribuir de maneira significativa para os objetivos da empresa. No mercado de seguros, isso é essencial não apenas para o bem-estar dos colaboradores, mas também para fortalecer a imagem da empresa perante os consumidores.
Adotar práticas de DEI não se trata apenas de uma responsabilidade social, mas também de uma estratégia que traz benefícios reais para as seguradoras, seus para consumidores e colaboradores. Além disso, estudos indicam que equipes diversas são mais propensas a superar metas de performance e gerar receitas mais altas por inovação de produtos e participação em novos mercados. Em um setor tão competitivo como o de seguros, empresas que criam produtos e serviços mais inclusivos têm uma vantagem considerável.
A implementação de práticas de DEI no setor de seguros vai além das fronteiras nacionais. Organizações globais, como a GFIA, da qual a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) é membro, têm trabalhado para promover a diversidade e a inclusão de maneira internacional. A GFIA, por exemplo, lançou em 2023 os Princípios sobre Diversidade, Equidade e Inclusão, um conjunto de diretrizes que incentivam as seguradoras a adotarem práticas que reforcem a inclusão e a equidade, tanto nas suas operações internas quanto nas suas relações com consumidores e parceiros.
Conheça os Princípios sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (em inglês), produzido pela The Global Federation of Insurance Associations (GFIA) em 2023
No Brasil, a CNseg tem dado passos importantes para fortalecer a presença da diversidade e da inclusão no setor de seguros. A entidade participa ativamente de fóruns internacionais que estimulam a troca de experiências e boas práticas, como o Dive In Festival, e apoia as iniciativas de DEI no mercado segurador nacional.
A entidade divulgou, em 2024, a nova versão do Guia do Nome Social, destacando a importância do uso do nome social no relacionamento com os clientes e reforçando seu compromisso com políticas afirmativas voltadas a esse grupo. Além disso, a entidade publica, anualmente, o Relatório de Sustentabilidade do Setor de Seguros, que reúne indicadores relevantes do setor, como questões ASG (Ambiental, Social e de Governança), além de métricas relacionadas especificamente à agenda de DEI, como gênero, faixas etárias e práticas empresariais que promovem a diversidade e a não discriminação.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário