Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Lei 213/25: Susep promete diálogo na regulamentação

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/informações da Susep
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Susep terá muito cuidado técnico e diálogo na regulamentação do cooperativismo de seguros. “A afirmação foi feita pelo superintendente da autarquia, Alessandro Octaviani, ao participar, nesta quarta-feira (19), de seminário organizado pelo Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) sobre o “Cooperativismo de Seguros”“. Segundo ele, esse “cuidado técnico” é necessário para que se possa passar uma mensagem de longo prazo. “A nossa regulação é parceira na construção do cooperativismo, porque o futuro do Brasil passa pelo futuro do cooperativismo”, acrescentou.

Octaviani salientou ainda a importância do cooperativismo para os diversos segmentos da economia: “Nos interessa suprir a lacuna de seguros no país, mas nos interessa também que nós supramos a lacuna de alimentos produzidos do país, que nós consigamos suprir a lacuna de diversos outros produtos que a economia brasileira precisa, para chegar aonde ela chegará. E para tudo isso, os vários ramos do cooperativismo são necessários”, argumentou.

No mesmo evento, o diretor da Susep, Carlos Queiroz, listou algumas das regras fixadas pela Lei Complementar 213/25, que estabelece regras para o funcionamento das cooperativas de seguros e as operações de proteção patrimonial mutualista, além dos possíveis impactos e os próximos passos para sua implementação.

Segundo Queiroz, essa Lei Complementar, juntamente com a Lei 15.040/24, que disciplina o contrato de seguro, são os principais diplomas do mercado de seguros aprovados nos últimos 60 anos. “Criaram um momento muito importante, em que esse mercado se abre para novas espécies econômicas, como o cooperativismo e o associativismo, e introduz novos princípios e objetivos, trazendo para o nível legal importantes conceitos e princípios, inclusive internacionais”, pontuou o diretor da Susep.

A realização do seminário se deu no contexto das transformações ocorridas no setor, em decorrência da recente publicação da Lei Complementar 213/25, que amplia o escopo de atuação das cooperativas de seguros, além de estabelecer regras claras e criar um ambiente jurídico seguro para a atuação dessas entidades no mercado segurador.

A iniciativa teve por objetivo discutir as mudanças trazidas pela nova regulamentação e promover o intercâmbio de experiências bem-sucedidas de cooperativas que já atuam em outros segmentos da economia, como crédito, saúde, agropecuária e energia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar