Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Transformação digital: quais barreiras impedem o avanço no mercado brasileiro?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Alcantara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Joao-Pires Joao-Pires

Por João Pires

A transformação digital não é mais uma tendência, mas uma necessidade urgente para empresas que desejam se manter competitivas. No entanto, apesar do discurso entusiasmado sobre inovação e tecnologia, o Brasil ainda enfrenta barreiras estruturais e culturais que dificultam essa transição.

Mesmo que as indústrias tenham começado seu processo de integração entre sistemas físicos e digitais com a Indústria 4.0, o cenário de revolução a partir de tecnologias, como por exemplo, Internet das Coisas (IoT), Big Data, computação em nuvem e Inteligência Artificial, não obteve um alcance global, enfrentando diferentes ritmos e barreiras estruturais, especialmente em países emergentes como o Brasil.

De acordo com dados da segunda edição de um levantamento do Núcleo de Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral (FDC), em colaboração com a PwC Brasil, 46,3% das organizações adotam uma abordagem mais cautelosa em relação às iniciativas digitais, enquanto uma pequena parcela (13,4%) acredita que investimento em inovação é algo para o futuro. Ou seja, na prática, a transformação tecnológica não é a realidade de todas as empresas no Brasil.

Esse caminho de digitização, que leva à transformação do formato analógico para o digital, acaba encontrando barreiras. O primeiro entrave é a infraestrutura tecnológica ainda defasada em várias regiões, o que acaba atingindo o desenvolvimento de diferentes setores da empresa. Outro ponto que também conta é a falta de conectividade em regiões afastadas e a qualidade dos serviços de telecomunicações, que impedem uma adesão total às novas tecnologias. Esses fatores contam muito, principalmente, quando consideramos que há um alto custo para implementar as soluções digitais necessárias para as organizações.

Entretanto, o que mais pesa na decisão final é a escassez de mão de obra qualificada. Afinal, quando a liderança percebe que não há profissionais qualificados dentro de sua equipe, surgem preocupações com uma possível demissão em massa, aliada a toda a mudança para o digital, que, para grande parte, significaria um alto custo. No entanto, tais problemas são facilmente diagnosticados e solucionados diante de uma análise especializada.

Neste caso, o medo não é uma realidade. A mudança pode ser mais vantajosa do que aparenta. Afinal, por meio de um estudo com indicadores econômicos, os entraves que estão na mentalidade das lideranças empresariais deixam de ser um empecilho para alcançar mais espaço no mundo dos negócios. Em contrapartida, a relutância em abandonar modelos tradicionais de administração, temendo que a digitização traga mais desafios do que benefícios, junto a falta de informação e o receio de uma reestruturação profunda, travam decisões estratégicas.

Nesse cenário, é fundamental fazer a mudança do analógico para o digital baseado em uma análise especializada com profissionais que possuam experiência na gestão da transformação digital. Com isso, será possível adotar novas tecnologias a partir de uma visão estratégica e realista do processo, sempre focada em reduzir danos. Além disso, também será possível trabalhar a equipe tanto para a mudança de cultura organizacional quanto na capacitação para lidar com um cenário desconhecido.

Mesmo sendo uma realidade ainda desafiadora, já sabemos que a transformação digital é um caminho sem volta, e o Brasil não pode mais adiar essa revolução. Os desafios são grandes, mas os benefícios são inegáveis, indo desde a maior eficiência, competitividade, inovação até, acima de tudo, mais qualidade de vida. Por isso, cabe o alerta para empresas e gestores que não assumirem o compromisso com essa evolução, correm o risco de ficar para trás em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico.

João Pires é executivo de vendas da SPS Group.

Sobre a SPS Group:

Localizada em São José dos Campos (SP), a SPS Group atua há 12 anos no mercado ERP, desenvolvendo tecnologias e soluções inteligentes de gestão empresarial. Parceira SAP Gold Partner, além de oferecer as soluções do portfólio SAP, também desenvolve internamente extensões tecnológicas adicionais ao B1, com vasto know-how para atendimento de pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia como indústria, distribuição, franquias e serviços. E, para as grandes operações, oferece a solução SAP S/4HANA, que permite que as empresas operem de forma inteligente, com processamentos em tempo real, modelos de dados simplificados, automação, Machine Learning, análises preditivas e muito mais. A empresa conta com mais de 230 colaboradores que estão divididos entre as unidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Rio de Janeiro. Todos os consultores especialistas são certificados pela SAP, e o grupo já soma mais de 300 clientes em todo território nacional e internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar