Brasil,

Suas metas são ambiciosas ou preguiçosas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alice Vieira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Pedro Signorelli

Acredito e defendo fervorosamente que para conseguirmos atingir os nossos objetivos, tanto na vida pessoal quanto na profissional, precisamos aprender a traçar metas. Sei que o que eu estou falando pode parecer simples, porém, muitas pessoas pensam que definir uma meta é apenas escrever o que se deseja alcançar em um papel e pronto, está feito, mas não desconfiam de que trata-se de um processo mais complexo.

Por exemplo, no ambiente de trabalho, quando traçamos uma meta para o time, que deve ser cumprida até determinado período, precisamos descobrir e mapear quais serão os caminhos que utilizaremos para conseguir cumpri-la. E para isso, temos que saber o grau de dificuldade e se nós - ao lado do time - possuímos as ferramentas necessárias para colocar a teoria em prática.

No entanto, para mim, o problema está justamente quando atingimos as metas de forma fácil ou rápida demais. Você deve estar se perguntando: mas isso não é algo positivo? Nem sempre. Em alguns casos, pode demonstrar empenho dos colaboradores para chegar no resultado esperado, mas em outros, ter atingido a meta com tamanha agilidade pode significar que era uma meta preguiçosa diante do potencial da equipe.

Uma meta que considero preguiçosa é aquela que temos praticamente 90% de certeza que iremos atingir, não importa o caminho ou as ferramentas, mas insistimos em definir para que possamos dar um ‘check’ no final do ano e falar que foi cumprida. Esse comportamento não deve mais ser adotado pelas empresas, pois passa aquela falsa impressão de desafio cumprido, quando na verdade, não houve desafio algum.

A importância de ter metas claras e ambiciosas não é assunto novo. De 1979 a 1989, a Universidade de Harvard perguntou a seus formandos: Você estabeleceu metas claras e por escrito para o seu futuro? Você estabeleceu os planos para concretizá-las? Apenas 3% dos formandos tinham metas claras, escritas e com planos de ação; 13% tinham metas, mas não as tinham por escrito e, tampouco tinham planos de ação para atingi-las. Os outros 84% não tinham qualquer meta específica, a não ser terminar o ano letivo e curtir o verão.

Dez anos depois, em 1989, os pesquisadores voltaram a entrevistar as mesmas pessoas. Constataram que os 3% que tinham metas e planos claramente definidos, por escrito, ganhavam, em média, dez vezes mais que os outros 97% juntos! Ou seja, isso só mostra a importância do que estou falando, e que metas ambiciosas podem sim fazer a diferença nos resultados que esperamos atingir.

Este é um conceito incorporado em uma gestão que adota os OKRs - Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, pois te ajuda a evitar as metas que considero preguiçosas e impor metas mais ambiciosas. É claro que não estou dizendo para colocar coisas que são impossíveis de serem cumpridas, mas a partir do momento em que subimos o nível, passamos a explorar diferentes habilidades.

Os OKRs irão auxiliar bastante nesse processo, pois ao trabalharem com ciclos mais curtos, geralmente de três meses, tornam possível perceber os eventuais erros que podem surgir no plano de execução da estratégia. Desta forma, é viável recalcular a rota, sempre se lembrando de trabalhar por resultados, com foco e clareza para cumprir a meta no tempo estabelecido previamente.

Como diz Steven Kotler, algumas metas são impossíveis, mas outras são impossíveis até que alguém as alcance. Foque nessas!

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas. Mais informações acesse: http://www.gestaopragmatica.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar