4 tendências para o mercado de Experiência do Usuário (UX) em 2025
Personalização, interfaces zero UI e acessibilidade vão moldar o futuro dos negócios neste ano, especialmente nos setores de saúde, varejo, educação e logística
A combinação de Inteligência Artificial (IA) e design de Experiência do Usuário (UX) tem transformado o mundo dos negócios. Uma pesquisa da plataforma independente de pesquisa de mercado B2B Clutch indica que 83% dos usuários online apreciam quando um site parece atraente e atualizado. Já um estudo da Forrester mostra que cada dólar investido em UX retorna 100, o que gera um ROI de 9.900%.
“A evolução da Inteligência Artificial e UX ao longo dos anos reflete seu impacto crescente nos negócios. Antes vista como uma ferramenta técnica, a IA tornou-se um motor estratégico, enquanto o UX passou de algo visual para uma disciplina centrada em resolver problemas reais. Hoje, essas tecnologias criam experiências intuitivas, personalizadas e escaláveis”, explica Guilherme Ferreira, CEO da Atomsix, estúdio global de design e tecnologia, que atuou por 20 anos na área de Experiência do Usuário para empresas como Google, Microsoft e Mercedes-Benz.
Essa realidade também é impulsionada pela adoção crescente da Inteligência Artificial. Dados da McKinsey mostram que o uso de IA na experiência do cliente aumentou de 20%, em 2020, para 70% em 2024.
“Olhando para o futuro, empresas que integram IA e UX vão atender não apenas às demandas do mercado, mas também vão criar experiências que redefinem o relacionamento com seus clientes. A verdadeira mágica acontece quando tecnologia, empatia e negócios estão alinhados. IA e UX, juntas, têm o poder de criar experiências tão humanas quanto inovadoras. O segredo é nunca esquecer que, no fim do dia, estamos projetando para pessoas, não para algoritmos”, afirma Ferreira.
Para se posicionar diante das tendências, o CEO reforça que é essencial investir em dados organizados, capacitar equipes para entender e usar IA e UX de forma integrada e alinhar a tecnologia com objetivos claros. “Não é só sobre usar IA, mas usá-la com propósito”, aponta o CEO. Para ele, os setores de saúde, varejo, educação e logística estão entre os mais impactados pelas tendências porque essas áreas têm demandas massivas por automação, personalização e eficiência, e só IA e UX conseguem atender de forma integrada.
Mas quais são as tendências para ficar de olho em 2025?
De acordo com Guilherme Ferreira, quatro tecnologias devem se destacar:
Interfaces Zero UI: as interfaces Zero UI eliminam botões e telas, permitindo que dispositivos interajam com os usuários por gestos, voz ou sensores. Essa abordagem, além de simplificar interações, atende às demandas de minimalismo e eficiência. Sua relevância aumenta à medida que dispositivos IoT e assistentes digitais se tornam mais populares, criando experiências fluidas e naturais.
Personalização preditiva em tempo real: a IA já permite personalizar experiências no momento em que os dados são gerados. Por exemplo, em e-commerces, sistemas podem sugerir produtos ou ajustar preços com base no comportamento do cliente. Esse nível de personalização é um diferencial competitivo, tornando as interações mais relevantes e eficientes, já que 80% das empresas que adotam IA para personalização registram maior interação com os consumidores, aponta estudo da Adobe.
Integração com wearables: dispositivos vestíveis estão cada vez mais integrados ao cotidiano. No UX, isso significa projetar soluções que conversem com esses dispositivos, como rastreadores de saúde ou assistentes pessoais. Essa tendência se conecta à Indústria 4.0, onde a coleta de dados em tempo real é essencial para a eficiência operacional.
Nova onda de acessibilidade: com a evolução da IA, novas soluções de acessibilidade estão emergindo, criando experiências ricas para pessoas com limitações físicas ou sensoriais. Assistentes virtuais com comandos de voz e interfaces adaptáveis são exemplos de como a tecnologia está promovendo a inclusão em grande escala.
Sobre Guilherme Ferreira
Designer com mais de 25 anos de experiência, Guilherme Ferreira é CEO e fundador da Atomsix, um estúdio global de design e tecnologia com sede em Orlando, Estados Unidos, e Florianópolis (SC). Sua trajetória começou aos 16 anos, quando aprendeu programação para criar o site de sua banda, e evoluiu para liderar projetos inovadores para gigantes como Google, Microsoft, Samsung e Mercedes-Benz. Reconhecido internacionalmente, Guilherme já palestrou em eventos como SXSW e UXPA, além de criar produtos digitais premiados, como um aplicativo destacado pela Apple. Atualmente, é também professor de UX Design na General Assembly NY, embaixador da ACATE nos EUA e investidor na Silvertrain Venture Builder.
Sobre a Atomsix
A Atomsix é um estúdio global de design e tecnologia com foco em inovação e excelência. Fundada em 2020, com sede em Orlando, nos Estados Unidos, e em Florianópolis (SC), a empresa reflete mais de duas décadas de experiência acumulada de seu fundador, Guilherme Ferreira, em projetos internacionais de destaque. Antes mesmo da criação da Atomsix, já liderava o desenvolvimento de soluções premiadas para empresas como Mercedes-Benz, Google e Microsoft, incluindo aplicativos reconhecidos como "App do Ano" pela Apple. Hoje, a Atomsix atende mais de 350 empresas em 23 países, oferecendo soluções digitais de ponta, como aplicativos mobile, plataformas web, websites e branding. Combinando criatividade, atenção aos detalhes e agilidade, a Atomsix traz o know-how do Vale do Silício para democratizar o acesso à inovação tecnológica no Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário