Brasil,

Comentários sobre perspectivas econômicas para 2025

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriano Santos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Para José Faria Júnior, planejador financeiro CFP pela Planejar:

Brasil: No próximo ano, indicadores como inflação, taxa de juros, câmbio, PIB e desemprego serão cruciais para o monitoramento da economia, dada a fragilidade das contas públicas. O arcabouço fiscal do país mostra-se instável, com a meta fiscal original sendo revisada em maio de 2024. A meta deste ano só será cumprida devido à margem que permite um déficit primário de até 0,25% do PIB, após ajustes, como a exclusão de despesas relacionadas ao socorro ao Rio Grande do Sul. O pacote fiscal apresentado no final de 2024, que apenas desacelera o crescimento dos gastos, não é suficiente para garantir o ajuste fiscal no longo prazo. A Instituição Fiscal Independente (IFI) projeta que a dívida bruta ultrapassará 100% do PIB até 2034. O aumento de gastos do governo, além de elevar a dívida, também está impulsionando um crescimento econômico insustentável, já que o PIB está acima do nível de equilíbrio, o que gera inflação e leva o Banco Central a aumentar a taxa Selic. As projeções indicam que a Selic ficará entre 15% e 16% em 2025, sem perspectiva de corte de juros. Os contratos futuros de juros apontam uma inflação anual superior a 6%, o dobro da meta de 3%, e essa desancoragem nas expectativas pressiona o cenário econômico. Este quadro de alta de juros e crescimento da dívida pública trará desafios, com a inflação ultrapassando o teto da meta (4,5%) por vários meses e se mantendo acima de 4% por pelo menos os próximos 18 meses. Como resultado, o custo do crédito para empresas e pessoas físicas aumentará, com destaque para as MPMEs, que já enfrentam alto endividamento e materialização de risco. O crescimento do crédito, especialmente nas MPMEs, pode agravar a inadimplência, impactando a lucratividade das empresas, o que, por sua vez, contribuirá para a queda do PIB e aumento do desemprego. Esse cenário também favorece a valorização do dólar, devido à maior desconfiança na capacidade de pagamento do governo, o que enfraquece a moeda brasileira. No campo político, as eleições de 2026 para a presidência do Brasil devem trazer novos desafios, com pesquisas de popularidade indicando os possíveis nomes para a disputa.

Estados Unidos: A economia americana segue sólida, com crescimento superior a 3% no 4º trimestre de 2024. O otimismo persiste, com índices de confiança dos consumidores e dos pequenos negócios subindo consideravelmente. A inflação continua sendo um desafio, e o Federal Reserve (Fed) interrompeu a redução de juros em dezembro de 2024, com a taxa a 4,5%. A dinâmica inflacionária do 1º trimestre de 2025 será decisiva para ajustar as expectativas em relação a futuros cortes de juros. O Fed deve cortar as taxas entre 2 a 3 vezes em 2025, mas é importante acompanhar de perto os dados econômicos. A eleição de Trump, que deverá assumir a presidência novamente, traz uma maior previsibilidade política, mas também coloca em jogo políticas comerciais, de imigração e fiscais, com foco no corte de impostos e aumento da produção de petróleo. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, tem metas claras: reduzir o déficit público de 6% para 3% ao ano, manter o crescimento do PIB em 3% e aumentar a produção de petróleo para 16,6 milhões de barris por dia. Isso pode impactar negativamente o Brasil, dado que o petróleo é um dos principais itens de exportação do país.

China: O crescimento econômico chinês continua abaixo da meta estabelecida pelo Politburo, com uma inflação extremamente baixa, perto de 0%. O país adota medidas para tentar impulsionar o crescimento e alcançar a meta de inflação de 2%, mas os resultados ainda são limitados. O governo chinês também tem implementado uma política de desvalorização da moeda, o que antecipa possíveis desafios para as relações comerciais, especialmente com a futura administração de Trump, que deverá elevar as tarifas de importação. Uma economia chinesa mais fraca tende a reduzir a demanda por commodities, o que representa uma notícia desfavorável para o Brasil.

Zona do Euro: A região enfrenta uma inflação resistente, especialmente no setor de serviços. Alemanha e França estão com a indústria em recessão, e o crescimento das principais economias, como a Alemanha, França e Itália, é fraco. Esse cenário de baixo crescimento e inflação persistente coloca o Banco Central Europeu em uma posição difícil, já que não se prevê uma aceleração no ritmo de corte de juros. A possível alta das tarifas de importação propostas por Trump também representa um novo desafio para a economia da zona do euro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar