1º Fórum IRB(P&D) debate riscos climáticos e reúne líderes do setor
Presidente da CNseg, diretor da Susep e subsecretário do Ministério da Fazenda participarão da abertura do 1º Fórum IRB(P&D)
O 1º Fórum IRB(P&D) começa nesta quarta-feira, 11 de setembro, no Rio de Janeiro. Com o tema “Desafios e oportunidades no enfrentamento dos Riscos Climáticos”, o encontro, promovido pela área de pesquisa e desenvolvimento do IRB(Re) com apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), reunirá pesquisadores, representantes do setor de seguros e resseguros, startups e membros do setor público. O primeiro dia será dedicado aos painéis de discussão. Já na quinta-feira (12) haverá um encontro técnico-científico.
O CEO do IRB(Re), Marcos Falcão, que participará da abertura, aponta que o desafio do IRB(P&D) é o conhecimento profundo, e o evento é uma primeira oportunidade de incluir diversos setores em debates sobre a gestão de riscos. “Para gerir riscos, precisamos aprofundar o nosso conhecimento. Vale dizer que essa iniciativa não é um privilégio da nossa companhia e, por isso, todos estão convidados a fazer parte dela”, destaca.
Presidente da CNseg, diretor da Susep e subsecretário do Ministério da Fazenda participam da abertura do 1º Fórum IRB(P&D)
Assim como Falcão, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, estará presente na abertura do 1º Fórum IRB(P&D), aberto apenas para convidados. O dirigente aponta para o problema nos modelos de análise de risco das seguradoras, que têm se tornado inadequados para a segurança do setor.
“A agenda climática é um dos maiores desafios já enfrentados pela humanidade, porque ela envolve uma relação global, e vai exigir um grande esforço de coordenação entre pessoas, empresas, governos, instituições e universidades”, destaca. Ainda segundo ele, debater os riscos e maximizar as oportunidades trazidas pela agenda de transição é essencial para “assegurar um futuro sustentável e financeiramente estável”.
Também fará parte da abertura o diretor de Supervisão da Susep, Carlos Roberto Alves de Queiroz, cuja expectativa para o evento é, segundo ele, a melhor possível, não apenas pelo tema, mas pela qualidade dos palestrantes e debatedores. “Compreender e saber lidar com os riscos climáticos será fundamental para a economia e, principalmente, para os mercados de seguros e resseguros. Desse modo, a escolha do tema não poderia ser mais acertada para o 1º Fórum IRB(P&D)”, comenta.
Além disso, o subsecretário de Reformas Microeconômicas e Regulação Financeira do Ministério da Fazenda, Vinicius Ratton Brandi, estará no primeiro dia.
1º Fórum IRB(P&D): nomes confirmados
O 1º Fórum IRB(P&D) reunirá nomes como:
Carlos Nobre, cientista do Programa Mundial de Pesquisa Climática;
Amauri Vasconcelos, CEO da Brasilseg;
Cláudia Prates, líder de Transição Climática do BNDES;
André Luiz Campos de Andrade, subsecretário de Planejamento de Longo Prazo do Ministério do Planejamento;
Simon Solvsten, diretor do European Center for Risk & Resilience Studies;
Emily Theokritoff, pesquisadora do Instituto Grantham; e
Steven M. Rothstein, diretor do Ceres Accelerator for Sustainable Capital Markets.
Também estarão presentes representantes da CNseg, Susep, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Coppe/UFRJ e do Expertise Center for Climate Extremes, entre outras instituições e empresas.
Além do site, interessados podem acompanhar a cobertura completa pelos perfis oficiais do IRB(Re) nas redes sociais.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>