Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Transformação Digital Sustentável: Como a Tecnologia Está Redefinindo o Futuro das Empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabella Bonafonte
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Divulgação: Paulo Secco Divulgação: Paulo Secco

Por Paulo Secco, CEO e fundador da Mignow

Na minha trajetória de mais de duas décadas no setor de tecnologia em empresas renomadas colaborando com alguns dos principais parceiros tecnológicos do Brasil, percebi uma transformação significativa na forma como as empresas abordam a sustentabilidade. Esta evolução não é mais uma tendência, mas uma necessidade, especialmente considerando o atual cenário ambiental global. Ser sustentável deixou de ser uma opção para se tornar um requisito essencial para a sobrevivência e o sucesso no mercado competitivo de hoje.

Organizações que ignoram práticas sustentáveis não enfrentam apenas a perda de valor monetário, por meio de oportunidades de economia de custos, como de eficiência energética, mas também perdem relevância no mercado. A demanda por sustentabilidade, agora mais do que nunca, é impulsionada pelo próprio consumidor, que mede as empresas pela régua de suas práticas e opta por apoiar aquelas que demonstram comprometimento real com o meio ambiente.

Em face desta realidade, é crucial não apenas implementar processos internos mais sustentáveis, desde a cadeia de produção até os serviços de escritório, mas também desenvolver práticas de negócios que promovam a sustentabilidade. É alarmante saber que, em 2021, apenas seis empresas foram responsáveis por 71,4% das emissões globais de gases de efeito estufa, conforme um estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Este dado enfatiza o papel das organizações na redução destas emissões e no combate às mudanças climáticas.

A redução das emissões de carbono, por exemplo, contribui com o objetivo traçado pela ONU que visa a redução das emissões de gases do efeito estufa. Adotar o status de “Carbono Neutro” vai além de um mero simbolismo de compromisso ambiental; é um passo concreto para contrabalancear os efeitos negativos das atividades empresariais no aquecimento global.

Dentre os esforços para promover a sustentabilidade empresarial, destaca-se a transição dos servidores fixos para soluções baseadas em nuvem como um exemplo concreto. Ao facilitar a migração das organizações para a nuvem, observamos um impacto direto na eficiência energética e na gestão de recursos. Este impacto é tão significativo que colocou a SAP entre os três primeiros colocados na lista de 23 fornecedores avaliados pelo Índice de Sustentabilidade da IDC para Fornecedores de Software.

Ao migrar de um servidor físico para a nuvem, as empresas garantem não apenas a redução da emissão de gases e do seu consumo de energia, mas também uma posição vantajosa, pela redução direta dos servidores e pela eficiência energética aprimorada. Além disso, organizações que apresentam preocupações e iniciativas sustentáveis estão mais preparadas para o futuro. Tecnologias como a Inteligência Artificial, incorporadas no processo de conversão podem auxiliar ainda mais, diminuindo o tempo da migração e levando a empresa a um ambiente mais sustentável com tempo e o custo de projeto reduzidos.

Além disso, a migração para a nuvem demonstrou ampliar a produtividade dos colaboradores, que passaram a economizar tempo e recursos em atividades como fechamento de caixa ou processamento da folha de pagamento, antes demoradas e agora significativamente mais rápidas e eficientes com o uso de sistemas avançados como o SAP S/4HANA.

Um exemplo do impacto positivo dessas inovações tecnológicas na sustentabilidade é o caso do Carrefour, que, ao adotar a hospedagem em nuvem, não só conseguiu uma redução expressiva de 45% no seu consumo de energia, mas também uma diminuição notável de 40% nos seus custos operacionais. Essa transformação também resultou em uma considerável redução nas emissões de carbono, evidenciando o impacto ambiental positivo de decisões tecnológicas inovadoras.

Partindo desse pressuposto, a migração para o SAP e a adoção da computação em nuvem surgem como soluções empresariais que podem reduzir o impacto ambiental das operações. A medida que mais organizações aderirem ao sistema, o impacto ambiental será significativamente menor.

Ao refletir sobre a importância da sustentabilidade no mundo empresarial, torna-se claro que o consumo de energia é um dos principais contribuintes para as emissões de gases de efeito estufa. Portanto, ao adotarmos práticas e soluções tecnológicas sustentáveis, não estamos apenas beneficiando as organizações em termos de eficiência e economia, mas também contribuindo significativamente para a preservação do meio ambiente.

O compromisso com a inovação e a sustentabilidade impulsionam a transformação digital com foco na redução do impacto ambiental. A integração de soluções tecnológicas avançadas com práticas empresariais sustentáveis, pode não só fomentar o sucesso dos negócios, mas também contribuir significativamente para um futuro mais sustentável e verde para as próximas gerações.

*Paulo Secco é um destacado profissional com mais de duas décadas de experiência no setor de tecnologia, tendo trabalhado em empresas de renome como Xerox, Accenture, Softtek e SAP. Em 2010, fundou a Integre IT, uma consultoria de TI, e posteriormente se associou à Essence, um importante parceiro da SAP no Brasil, como sócio e COO. Secco é pioneiro no desenvolvimento de um software inovador que automatiza a conversão de SAP ECC para S/4HANA, lançado após um bem-sucedido caso de implementação em apenas 18 dias. Em 2020, fundou a Mignow, um empreendimento que amplia o foco para apoiar todas as fases das jornadas SAP, não se limitando à conversão, mas abrangendo também atualizações anuais. Sob sua liderança visionária, a Mignow se estabeleceu como referência no mercado, fornecendo soluções inovadoras e de alta qualidade para otimização em ambientes SAP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar