Brasil,

CNseg e UNEP FI lançam projeto inédito de ASG no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flávia Freitas
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, destaca a importância da indústria seguradora na mitigação dos danos e adaptação da sociedade diante das mudanças climáticas. - Crédito: divulgação CNseg Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, destaca a importância da indústria seguradora na mitigação dos danos e adaptação da sociedade diante das mudanças climáticas. - Crédito: divulgação CNseg

Durante workshop para a divulgação do Projeto Construindo Seguros para Transição Climática e lançamento de ferramentas de mensuração de riscos, Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, anunciou a segunda fase do projeto que visa explorar riscos e dar mais profundidade a ferramenta

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) promoveu nesta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, um workshop para divulgar oficialmente as principais conclusões do projeto “Construindo Seguros para a Transição Climática”. O evento contou com a presença de autoridades da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP FI), bem como de executivos do mercado de seguros e especialistas em sustentabilidade.

Durante sua participação, Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, frisou que o mundo olha com mais atenção para a possibilidade de contribuição do setor de seguros no combate aos impactos causados pela transição climática. O executivo também lembrou que os temas relacionados à sustentabilidade têm um espaço importante na agenda da Confederação. “Justamente por sua relevância, estamos trabalhando para implementar uma segunda fase do projeto, a qual abordaremos os riscos de transição e daremos mais profundidade na ferramenta, com foco no seguro rural e dando granularidade em alguns outros riscos”.

A primeira fase do projeto foi elaborada com base na contribuição de 21 das principais seguradoras da Brasil, o documento representa um exercício inicial para avaliar os riscos climáticos de forma integrada, além de apoiar as seguradoras na conformidade com os requisitos da circular nº 666 da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Além do relatório, o projeto resultou no desenvolvimento de duas ferramentas.

O Mapa de Calor de Riscos Climáticos Físicos mensura a exposição das capitais brasileiras e demais cidades selecionadas aos 11 principais riscos climáticos físicos. Já a ferramenta de Projeção de Perdas Seguradas para Cenários de Inundações Urbanas no Brasil utiliza dados históricos das seguradoras, examinados com parâmetros fixos, científicos e estatísticos, para mensurar potenciais impactos econômicos provocados por catástrofes naturais.

Ana Paula de Almeida Santos, diretora de sustentabilidade e relações de consumo da CNseg, aproveitou o encontro para destacar os três grandes objetivos do roadmap de sustentabilidade da entidade a médio e longo prazo que são: promover uma transição justa para a economia de baixo carbono; promoção de uma sociedade mais resiliente às mudanças climáticas e promover a inclusão e combate às desigualdades. A Confederação já trabalha em projetos relacionados a todos os objetivos.

O evento contou com a participação de especialistas renomados, incluindo Butch Bacani, líder da Iniciativa de Seguros Sustentáveis (PSI) da Organização das Nações Unidas; Fernando Libano, Technical Officer/Susteinable Finance da OIT; Paula Peirão, coordenadora regional associada para a América Latina e Caribe da UNEP FI; Laurindo dos Anjos, diretor da Caixa Residência; Beatriz Ferrari, gerente de Finanças Sustentáveis do NINT; e Pedro Werneck, especialista ASG da CNseg.

Sobre o projeto

O “Construindo Seguros Para Transição Climática” foi uma iniciativa focada na capacitação sobre os impactos físicos das mudanças climáticas, visando impulsionar estratégias de gestão de riscos e oportunidades climáticas, assim como compreender seus potenciais impactos financeiros para o setor de seguros brasileiro. Alinhado com os objetivos do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), a ação foi desenvolvida por meio da parceria entre UNEP FI e Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), com apoio técnico do ERM NINT, e faz parte de uma esteira de compromissos assumidos pelo setor de seguros com a agenda de sustentabilidade e com endereçamento de questões climáticas.

Para acessar o projeto “Construindo Seguros para a Transição Climática”, o mapa de calor de riscos e danos climáticos físicos no Brasil ou solicitar acesso à ferramenta de cenários de perdas climáticas por inundações urbanas clique aqui.

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão central da CNseg é prover serviços que melhoram a vida das pessoas e a realização dos negócios, permitindo o crescimento da economia brasileira. Acompanhe as novidades sobre o trabalho da CNseg no site cnseg܂org܂br ou no portal noticiasdoseguro.org.br, maior hub de notícias sobre o setor. Siga ainda os canais da CNseg no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar