Munich Re supera expectativa de lucro em 2023 e vê 2024 com otimismo

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sonho Seguro

A Munich Re divulgou nesta manhã resultado líquido de € 4,6 bilhões em 2023, superando a sua expectativa inicial em € 600 milhões para o período. O crescimento orgânico no resseguro de Property & Casualty (P&C) e a seguradora ERGO contribuíram para elevar as receitas de seguros para 57,884 bilhões de euros em 2023. No resseguro de P&C o índice combinado de 85,2% gerou um resultado de 2,448 bilhões de euros em 2023, apoiado por receitas de seguros mais elevadas em 27,061 bilhões de euros.

“2023 foi outro ano de sucesso para a Munich Re. Superamos a nossa meta de lucro anual pela terceira vez consecutiva e obtivemos um forte desempenho em todos os segmentos de negócios. Graças a um portfólio de negócios amplamente diversificado, a Munich Re está bem posicionada e no caminho certo para cumprir as metas especificadas no seu programa estratégico Ambition 2025. Com exceção dos riscos sistêmicos – como os cibernéticos e os de pandemia – a nossa vontade de cobrir riscos existenciais para pessoas e empresas está longe de estar esgotada”, comentou Joachim Wenning, CEO e Presidente do Conselho de Administração, em nota.

Aas perdas por catástrofes naturais da Munich Re aumentaram em 2,335 bilhões de euros, em comparação com os 2,118 bilhões de euros de 2022. Segundo o grupo, o elevado nível de perdas naturais, juntamente com uma indústria de resseguros que só vê novos influxos limitados de capital, gera um mercado difícil prolongado. Ao mesmo tempo, a empresa informa que a subscrição de resseguros contra catástrofes “continua a proporcionar margens muito atraentes”.

Olhando para o futuro, a Munich Re afirmou que, “apesar da pressão do mercado aumentar ligeiramente, a Munich Re espera que o ambiente permaneça positivo nas próximas rodadas de renovação de abril e julho”.

Com condições positivas definidas para continuar, a Munich Re aposta que terá como meta um resultado líquido de 5 bilhões de euros em 2024, com receitas de seguros de cerca de 59 bilhões de euros e um retorno do investimento superior a 2,8%. O resseguro será o principal motor para 2024 da Munich Re, com receitas de seguros esperadas de 39 bilhões de euros e uma contribuição para o resultado líquido de 4,2 bilhões de euros.

Além disso, prevê-se que o índice combinado de resseguros P&C caia para 82% neste ano, o que tornaria o negócio de resseguros contra catástrofes que a Munich Re subscreveu particularmente lucrativo. “Num ambiente de mercado preparado para permanecer favorável, a Munich Re aproveitará a sua posição de força para crescer mais uma vez e gerar ainda mais lucros”, cita a nota divulgada.