Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

RCS poderá ser habilitado para dois cartões SIM: quais os benefícios para as empresas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Bellintani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Thiago-Gomes Thiago-Gomes

Por Thiago Gomes

Atender ao maior número possível de usuários tem sido uma missão fervorosa do Google em seu mais recente sistema de mensageria: o Google Messages RCS (Rich Communication Service). Prova disso está em indícios de que a tecnologia, até então apenas disponível para um chip, poderá ampliar sua compatibilidade em breve, sendo habilitado para mais cartões SIMs. A confirmação desta novidade será extremamente benéfica para o mercado brasileiro, uma vez que atenderá a uma demanda latente das empresas em expandir seu alcance com seu público-alvo sem limitações a pessoas que tenham mais de um chip.

O RCS vem ganhando cada vez mais fama e destaque – merecidos – em escala global. Apenas em 2023, ele atingiu a marca dos 1,2 bilhões de usuários, de acordo com dados divulgados pela Juniper Research – além de, no Brasil, ter sido adotado por grandes empresas e construindo cases de sucesso perante resultados significativos para um aumento de vendas, conversão de leads, dentre muitas outras conquistas.

Ainda que sejam inúmeros os benefícios deste protocolo para as marcas, as empresas questionam que a função “chat” só pode ser utilizada em apenas um número no dispositivo. Na prática, isso significa que, em aparelhos com dois chips, o sistema é automaticamente habilitado para o principal deles, o que inevitavelmente limita o alcance de comunicação dos negócios com seus consumidores.

Agora, novas descobertas indicam que esta barreira está prestes a ser quebrada. Em uma análise das linhas de código feita na última descompilação da mais recente atualização beta do aplicativo Google Messages, foram descobertas possíveis features relacionadas a esta liberação do RCS para aparelhos dual-SIM – o que permitirá que, finalmente, os usuários recebam mensagens em todos os seus números, podendo também escolher em qual deles prefere receber.

Mesmo que ainda não tenha sido oficialmente confirmada pelo Google, esta novidade será extremamente importante para o Brasil, considerando que somos um dos maiores mercados de RCS no mundo por, dentre tantos fatores, termos uma alta quantia de pessoas que utilizam o sistema Android apto a receber e utilizar o protocolo. Em um estudo do portal CupomValido.com.br com dados da Statista e Statcounter, inclusive, foi constatado que somos o terceiro país do mundo que mais utiliza Android, com 81% dos brasileiros utilizando dispositivos que rodam este sistema operacional.

Com este alcance, as marcas poderão criar campanhas de comunicação muito mais assertivas e eficazes, considerando que o RCS permite o envio de um carrossel completo com texto, imagem, gif, vídeo, e outros recursos que enriquecem a experiência do cliente em seu relacionamento com suas empresas favoritas. Ainda mais, quando complementado a outros canais de comunicação já utilizados pelo negócio – uma vez que este sistema de mensageria não veio para substituir nenhum meio, mas sim se integrar aos outros como forma de fortalecer ainda mais essas estratégias e permitir que cada cliente escolha em qual canal prefere se relacionar com sua marca.

Essa será uma mudança importante para as empresas nacionais, que não terão mais limitações em se comunicar com seu público que tenha dois chips em seus aparelhos – além de reforçar o trabalho do Google em ampliar o alcance de seu protocolo para a maior quantidade possível de usuários. Se considerarmos, ainda, a chegada da Apple no jogo, prevista para 2024, esta expansão será ainda mais importante em um público mais seleto e fiel à marca da maçã.

É claro que ainda devemos esperar uma confirmação oficial da multinacional sobre a habilitação do RCS em dual-SIM. Mas, caso venha, de fato, a ser oficializada, é importante que as empresas já estejam cientes sobre o potencial de alcance que terão com seus clientes, estabelecendo estratégias de comunicação aderentes a essa nova realidade para que consigam desfrutar, ao máximo, desta quebra de barreiras em sua comunicação.

Thiago Gomes é Diretor de Customer Success e Produtos na Pontaltech.

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar