Brasil,

Corretores de Seguros: Mais corretores entram no mercado ou saem?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luís Francisco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Segundo informações no site da Susep, o número total de corretores (11/01/2024) para pessoas físicas (PF) e pessoas jurídicas (PJ) é de 136.720 registrados. Abaixo, apresento o print e a fonte da notícia.

Corretores registrados: 75.026

Corretoras registradas: 61.694

Total de registros: 136.720

Atualização em 11/01/2024

Fonte Aqui

Contudo, considero que esse número deveria ser significativamente maior devido à importância de nossa atividade em comparação com outros prestadores de serviços.

Mudando um pouco de assunto, para dar sentido ao meu pensamento, há um convite para que cada corretor participe do "Paleta Atlântida", um evento culinário muito especial que ocorre no Rio Grande do Sul, promovido pelo Sincor/RS e JRS. Ao ver o link no WhatsApp, fui entender a excelente proposta de confraternização. Entretanto, outro link me chamou muito a atenção: a compra de um dos maiores Sistemas de Gestão de corretoras do Brasil pela Agger. Aliás, lendo sobre o excelente negócio realizado, uma informação me chamou a atenção: "Juntas, as duas empresas atenderão 12,5 mil corretores em todo o país, representando um terço dos pouco mais de 40 mil profissionais ativos, com estimativa de realizar cerca de 48 milhões de cotações mensalmente. Atualmente, oferece 14 ramos de seguros em 35 seguradoras credenciadas, cobrindo segmentos como veículos, compreensivos e vida." (grifei). Veja aqui

Os números apresentados são semelhantes aos que eu acompanho de perto, pois amo ler estatística. E se é fato que há 40 mil corretores de seguros no Brasil, sem dar muita atenção ao contexto específico, como a presença de mais de um corretor oficial em uma corretora, isso me causa certa preocupação. Porque, de fato, menos de um terço mantém suas posições neste mercado.

Então, o que aconteceu com os outros que não estão mais ativos? Como podemos perceber que nossa profissão está sendo direcionada para o futuro e para o crescimento, se nossos números oscilam para um resultado sempre igual?

Eu sempre considerei que todos os corretores brasileiros deveriam se sindicalizar. O motivo não está relacionado a questões políticas ou representação de categoria, mas à força inerente de uma posição fortalecida, portanto, um significado. E qual seria esse significado? O controle, o poder e a força de uma atividade política.

Não vou apresentar números desanimadores aqui para evitar que pareça uma simples crítica a qualquer pessoa em particular, mas é preocupante entendê-los da maneira que deveriam ser compreendidos. Uma única área está indo bem, e não vou citá-la aqui, pois não é relevante para minha argumentação.

No entanto, entendo que este problema é fácil de resolver e ganhar peso e destaque para reestruturar a política e a gestão dessas bases. Obviamente, essa preocupação também é compartilhada por muitos que pensam profissionalmente no tema. A alegoria em muitos dos meus textos diz respeito ao modo salutar de fazer esta profissão prosperar e difundir o conceito da corretagem por todo o Brasil e o mundo.

Diante da resposta evidente provocada pela pergunta do título desta minha simples evidência, vou concordar com uma afirmação coerente e promissora: Há solução!

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar