Uma Reflexão sobre Origens, Fé e a Mensagem de Esperança do Natal no Mercado de Seguros

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Armando Luís Francisco

Armando Luís Francisco Armando Luís Francisco

Eu sou descendente de Luiz Francisco Freire Filho, cujo antepassado era Luiz Francisco Freire, e assim sucessivamente. Você, caro leitor, também possui sua ascendência, e toda a humanidade tem sua árvore genealógica.

A procriação entre um homem e uma mulher é o que concretiza a criação de uma nova vida por meio do relacionamento sexual. Este é um fato palpável. Com base nisso, todos os seres humanos são parentes em algum ponto da corrente humana na árvore genealógica.

Se assim é, na forma concreta e empírica da descoberta da origem humana, o início desse processo se dá com dois seres humanos, podendo ser chamados de João e Maria, Pedro e Sofia, ou Adão e Eva. É impossível negar a existência de duas pessoas no início da humanidade. De novo, na raiz da árvore genealógica há dois seres criados e isto não é fé, mas fato! A ascendência humana termina bruscamente em duas pessoas, que não nasceram. O resto é crendice.

Não consigo acreditar em Papai Noel, Gnomos e Duendes. Da mesma forma, não consigo aceitar a Teoria da Origem das Espécies de Charles Darwin, outra perspectiva difundida no mundo. As evidências a favor da materialidade da criação das espécies são tão esmagadoramente grandes que meu ceticismo não me leva a aceitar uma origem há 15 bilhões de anos atrás, nem que os ácidos nucleicos (DNA e RNA) possam ser produzidos espontaneamente. Afinal, nada surge do nada! O que surge do nada é crendice com raiz filosófica.

A questão da origem da vida é uma questão de fé, tanto para evolucionistas quanto para criacionistas, mas a fé no surgimento espontâneo da vida é reservada aos crentes absolutamente fidéicos. Com base na criação de Deus, o relato do Gênesis é crível, assim como a narrativa do pecado na Terra.

Abraão foi pai de Isaque, que gerou Jacó, que se tornou Israel. Este último gerou 12 filhos, dando origem aos israelitas como povo e nação. A história prossegue, e essa nação se divide em Reino do Norte e Reino do Sul, com Jerusalém ficando sob a liderança de Judá. Ao longo do tempo, sobreviveram Judá e Benjamim, e historicamente, o termo "judeu" permaneceu para referir-se a Judá. O judaísmo passou por diversas transformações de conceitos bíblicos ao longo das épocas, mas os judeus enfrentaram inúmeras perseguições, superando até mesmo as sofridas por pretos e índios.

Em muitos momentos, cristãos perseguiram os judeus em nome da religião, esquecendo-se que o Messias seria judeu. Profetas como Isaías anunciaram O Messias, e Jesus Cristo se encaixa perfeitamente em todas as profecias messiânicas. Diferentemente de figuras como Inri Cristo, um brasileiro que tenta se passar por Cristo, que não correspondem a essas profecias, Jesus nasceu em Belém, de uma virgem, na época descrita por Daniel, e que foi pregado no madeiro, onde teve suas túnicas sorteadas, entre outras dezenas de profecias.

Jesus, nascido pobre, foi reconhecido apenas por alguns pastores no campo, enquanto magos não judeus vieram de outras terras para oferecer incenso, mirra e ouro. Ele trouxe 12 seguidores que, posteriormente, multiplicaram-se em milhões e bilhões. O anúncio de João Batista era claro: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo!"

Jesus nasceu para assumir nossa humanidade e entregar Sua vida por nós. Ele também nasceu para todos nós no mercado de seguros, oferecendo um seguro de vida gratuito. Cada leitor tem a oportunidade de aceitar este seguro garantido pela Vida, Morte e Ressurreição do Messias de Israel: Jesus Cristo, sem intermediários, sem outros intercessores e sem boletos de pagamentos de nossa parte.

Apesar de não termos um registro preciso da data de nascimento de Jesus, sabemos a hora, o dia, o mês e o ano de sua morte. Provavelmente Ele tenha nascido entre março e abril, devido às condições climáticas conhecidas. O dia 25 de dezembro tornou-se um símbolo da alegria do nascimento do Messias entre nós.

Consequentemente, termino desejando a todos os participantes do mercado de seguros um Feliz Natal. Deus, o Criador, nos proporcionou essa possibilidade. Ele nos ama, quer nosso bem e deseja nos salvar. O nascimento do Messias de Israel e de toda a humanidade é um fato importante para nossa reflexão. Não há outro Salvador. Nunca haverá outro Messias. Não há mais cordeiros para morrer em nosso lugar. Assim, deixe Jesus nascer em seu coração e deixe-O fazer morada aí dentro de sua vida.

Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros