Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Assédios nas festas de fim de ano: o lado obscuro das comemorações empresariais

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wendy Candido
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Dezembro chega com a contagem regressiva para o novo ano e também com as clássicas confraternizações das empresas. O momento, que é para ser de descontração entre líderes e colaboradores, pode se tornar um problema, uma vez que há muitas pessoas que se aproveitam das quebras de protocolo para praticar assédios e abusos em forma de "brincadeiras", especialmente contra as mulheres. Segundo "O Ciclo do Assédio Sexual no Ambiente de Trabalho", primeira pesquisa brasileira focada no tema, realizada pela Think Eva em parceria com o LinkedIn, quase metade das mulheres entrevistadas já sofreram ao menos um episódio de violência no ambiente corporativo. Entre os meses de janeiro e julho de 2023, foram registradas mais de sete mil denúncias de assédio moral, de acordo com dados do Ministério Público do Trabalho.

As festas de final de ano das empresas são, de fato, uma extensão do ambiente profissional e, por isso, há uma série de cuidados que devem ser tomados. O especialista em ética, diversidade, equidade e inclusão, e CEO da Condurú Consultoria, Deives Rezende Filho, explica que os excessos cometidos na confraternização podem ser punidos com advertências, suspensões e, até mesmo, demissão.

"As organizações são um reflexo da sociedade e, por isso, muitos comportamentos não podem ser tolerados. O treinamento e a capacitação interna, aliados a um canal de denúncias confiável e a implantação de um código de conduta com adesão de todos os colaboradores, são essenciais para que os colaboradores se sintam seguros para abrir o jogo caso sofram algum tipo de assédio nessas festas, seja de uma outra pessoa colaboradora ou até mesmo da liderança. É extremamente importante que o RH atue na conscientização de todos para que as denúncias sejam levadas a sério e punidas de acordo," diz.

Para ajudar a evitar qualquer desconforto nesse encontro de final de ano, seguem alguns alertas:

- O excesso de comportamentos inadequados: muitas vezes, o clima festivo pode levar a um excesso de comportamentos inadequados, desde brincadeiras de mau gosto até assédios verbais e físicos.
- Impactos na carreira: Comportamentos inadequados nas festas de final de ano podem ter impactos duradouros na carreira dos funcionários afetados, causando constrangimento e prejudicando o ambiente de trabalho.
- Prevenção: as empresas precisam adotar medidas preventivas, como treinamentos sobre comportamento adequado e a criação de políticas claras contra o assédio.
- Responsabilidade do negócio: a abordagem ética das empresas diante de casos de assédio em festas de fim de ano é crucial para preservar a integridade de sua equipe e construir um ambiente de trabalho saudável.

"É essencial que as empresas estejam cientes dessas questões e ajam proativamente para garantir que suas festas de final de ano sejam momentos de alegria e respeito para todos os colaboradores", finaliza Rezende.

Caso tenha interesse na pauta, fico à disposição para fazer a ponte com o especialista.

Deives Rezende Filho

Fundador da Condurú Consultoria e possui 40 anos de experiência no mercado financeiro e em outras empresas. Trabalhou em organizações nacionais e internacionais como Itaú, Unibanco, Instituto Ethos, Grupo Stratus, Citibank, Credit Suisse, Morgan Stanley, JPMorgan, Royal Bank of Canada e Banco Real. Graduado em Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Empresarial (FGV-SP) e extensão em Negociação e Sustentabilidade (FGV). É coach e mediador organizacional pelo Instituto EcoSocial, Professional Certified Coach (PCC), Mentor Coach (International Coach Federation), especialista em temas de Governança Ética, ex-presidente do Comitê de Ética ICF-Brasil e palestrante em Ética Empresarial, Conflitos no Ambiente de Trabalho, Protagonismo do Negro e Inclusão Racial. Escolhido pelo Forbes 2021 como uma das 10 pessoas com +50 que se reinventaram na carreira.

Condurú Consultoria

Criada em 2017, a Condurú é uma consultoria que auxilia na implementação de programas de governança, apoia a construção ou atualização de códigos de ética ou de conduta e promove palestras e workshops de diversidade, equidade e inclusão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar