Brasil,

QUIGO : Chatbot para atendimento - como ele pode ser útil para sua corretora? (Destaque)

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: Divulgação (Freepik.com) Imagem: Divulgação (Freepik.com)

De tanto que usamos a palavra chatbot para atendimento, é difícil lembrar de um tempo em que eles não estavam presentes nas interações entre cliente e empresa. Porém, hoje é quase impossível pensar em uma empresa de médio/grande porte que não tenha um bot em pelo menos algum momento de sua jornada de compra.

Entender o porquê das empresas usarem tanto os chatbots hoje é bem simples: eles são ferramentas que dão velocidade e escala ao atendimento. Seja de suporte, de vendas ou marketing, eles passaram a ser um braço importante de qualquer organização.

Com o passar dos anos, o chatbot de atendimento foi evoluindo e, hoje em dia, se você não tem um chat humanizado, você está ultrapassado. Eles estão cada vez mais conversacionais, mais inteligentes e mais essenciais no nosso dia a dia.

Neste conteúdo, QuiGo explica mais sobre o chatbot e como ele pode ser uma grande ferramenta para melhorar o atendimento da sua corretora, encaminhando ela para o crescimento. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é um chatbot para atendimento?

Um chatbot é um software usado para otimizar as comunicações escritas e que pode ser integrado em plataformas como WhatsApp, site, Messenger, Instagram, SMS e muitos outros pontos.


Imagem: Divulgação (Freepik.com)

Ele cria conversas muito semelhantes às humanas e funciona como base em respostas a perguntas e comentários dos usuários. De fato, eles podem ser simples ou até mesmo mais complexos, fazendo você se perguntar se está falando com uma máquina ou um humano.

No caso de chatbot para atendimento, eles tem como função principal responder e resolver questões rotineiras de atendimento e suporte ao cliente. Abaixo separamos alguns exemplos:

  • Dúvidas sobre o uso do produto ou serviço;
  • Explicar as diferenças entre os produtos;
  • Solucionar problemas de faturamento;
  • Cancelamento de produto/serviço;
  • Devolver ou rastrear itens;
  • Atualização de senha ou cadastro;
  • Gerenciar uma reserva ou fazer alguma alteração;
  • Entre outros pontos.

Leia também: 6 aplicativos para corretores de seguros para descomplicar sua rotina

Principais tipos de chatbot

Em resumo, existem atualmente dois tipos de chatbot para atendimento: um que é baseado em diretrizes ou palavras-chave e o outro que é baseado em inteligência artificial.

Chatbot de palavra-chave

Os chatbot para atendimento que são baseados em palavras-chave podem interagir com os consumidores utilizando parâmetros que são pré-definidos e inseridos em seus sistemas quando configurados.

Ou seja, eles são um tipo de assistente virtual que oferecem ao usuário uma lista de opções para que ele possa escolher a que mais faz sentido para ele naquele momento. Dessa forma, ele vai avançando no atendimento.


Imagem: Divulgação (Freepik.com)

Devido a sua estrutura mais rígida, esses chatbots são usados, normalmente, para auxiliar em consultas e dúvidas mais simples dos usuários. Por exemplo: saber quais os produtos que a seguradora oferece ou com quem ele deseja falar por setor, como financeiro, compras e etc.

Chatbot para atendimento com inteligência artificial

Já o chatbot para atendimento baseado em inteligência artificial, também são conhecidos como chatbots de interação, pois eles criam uma interação conversacional com os usuários ao interpretar frases, expressões e até intenções ou sentimentos.

Leia também: Os principais desafios para a profissão de corretor de seguros (e como tirá-los de letra!)

A IA que alimenta essa experiência e reconhece a intenção do cliente, fornecendo o atendimento de uma forma que imita a experiência de conversar com um humano.

Para treinar um chatbot baseado em IA é necessário mapear os questionamentos mais frequentes e mais simples dos seus clientes. Recomenda-se pelo menos 50 variações de frases para cada consulta possível dos consumidores para que a conversa possa fluir sem impedimentos.

Como essa é uma tarefa grande e acaba tomando um certo tempo, empresas que fornecem chatbots geralmente oferecem modelos ou profissionais para ajudar a identificar essas variações.

Apesar de trabalhoso, os benefícios superam muito os desafios de desenvolver um chatbot para atendimento baseado em IA. Treinar o chat para falar no tom de voz da sua empresa cria uma experiência consistente e com impacto positivo no relacionamento com os clientes.

Porque incluir o chatbot para atendimento na corretora de seguros?

Uma corretora de seguros tem sempre inúmeras dúvidas de clientes para esclarecer. O uso de um chatbot para atendimento pode facilitar esse processo, por exemplo, no atendimento telefônico, podendo processar um grande número de informações ao mesmo tempo.


Imagem: Divulgação (Freepik.com)

Porém, nesse tópico separamos alguns bons motivos para você pensar com mais carinho em considerar um chatbot para atendimento da sua corretora. Veja:

Disponibilidade 24 horas

Toda a informação detida pelo banco de dados do chatbot fica disponível durante as 24 horas do dia para esclarecer e tirar dúvidas do cliente. Sua corretora pode atender a inúmeras pessoas que estão interessadas no período da noite ou até mesmo de final de semana.

Quando você treina o chatbot para atendimento, ele trabalha para você mesmo em horários em que não está aberto. Com isso, ele entende que a sua corretora está disponível a qualquer momento e que pode esclarecer qualquer dúvida que possa aparecer.

Maior geração de novos leads

O processo de fazer contato e esclarecer dúvidas se constitui em um excelente auxílio na geração de leads qualificados.

Leia também: A importância da gestão de equipes para a corretora de seguros

Dessa forma, o chatbot para atendimento se torna um novo parceiro na conquista de novos clientes em potencial, que é tudo que uma estratégia de marketing bem feita no site da corretora deseja.

Serviço personalizado

Um chatbot pode ser totalmente personalizado, a fim de ter a cara da sua corretora, seja na forma de atender, no conteúdo oferecido, na relação com seu público-alvo ou em outros pontos.


Imagem: Divulgação (Freepik.com)

A linguagem que é utilizada, por exemplo, pode ser aquela que mais identifica com o seu usuário. Com isso, você cria um laço de confiança com ele, já que falam a mesma linguagem.

Procurando uma solução robusta com chatbot? Conheça o Quiver Zap!

Com a API oficial do WhatsApp Business 100% integrada ao Quiver PRO/MID e MULT, além de uma interface amigável e similar ao WhatsApp Web, você conta com as principais funcionalidades do aplicativo diretamente integrada ao sistema Quiver.

Com isso, você pode garantir um chatbot de atendimento que possa falar com seu cliente diretamente no WhatsApp. Esse contato de maneira mais direta, pode fazer com que você crie vínculos interessantes com ele, tornando um cliente em potencial em pouco tempo.

A integração do Quiver Zap é justamente para facilitar a vida do corretor, para que sobre mais tempo para ele dar atenção para o que realmente importa: o cliente. Vale a pena conhecer de perto essa API e integrar em sua corretora, se você está buscando algo mais robusto.

O chatbot para atendimento representa muito para as empresas, principalmente se tratando do primeiro contato com o cliente. Nesse sentido, é preciso ter um chat especializado e que converse de maneira humanizada para entender o lado do cliente.

Para mais conteúdos e dicas para a sua corretora de seguros obter o sucesso no mercado, continue acompanhando o blog QuiGo para saber mais!

Quiver Soluções para Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar