Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Insiders: entenda como fatores internos podem ser grandes vetores de ataques cibernéticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Clara Polcan
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Especialista da ISH Tecnologia explica como, propositalmente ou não, colaboradores podem contribuir para vazamentos de dados

Por definição, no setor de segurança, um “Insider” é alguém que possui acesso autorizado aos recursos de uma organização, como dados, sistemas, infraestruturas e instalações. São pessoas que possuem amplo conhecimento do funcionamento interno de uma companhia, e acesso privilegiado a seus dados mais sensíveis.

“Esses mesmos fatores, no entanto, podem representar um grande risco às empresas desses insiders, seja ele proposital ou não”, explica Paulo Trindade, Gerente de Inteligência de Ameaças Cibernéticas da ISH Tecnologia, principal companhia nacional de segurança. “Além disso, exatamente pelo fato de não se imaginar que o ataque virá de dentro para fora, a detecção se torna muito mais difícil – o colaborador pode sempre utilizar o disfarce de tarefas legítimas do trabalho.”

Seja por insatisfação com o trabalho, conluio com concorrentes, ou mesmo ameaças de terceiros (como grupos de criminosos), os ataques intencionais gerados por insiders visam ações como sabotar, alterar ou desativar sistemas críticos, além da manipulação de dados, em vez do simples roubo. No caso de uma ação orquestrada feita em conjunto com outras empresas ou grupos, o objetivo também pode envolver atingir a reputação da empresa, profundamente afetada após um incidente de vazamento de dados.

Trindade também explica que existem os tipos de incidentes envolvendo insiders que ocorrem acidentalmente, quando uma pessoa vaza dados de forma não intencional, seja simplesmente em uma conversa de no elevador, na varanda do apartamento, ignorando controles de segurança, enviando documentos internos para emails pessoais– além disso, também podemos considerar os casos resultado de negligência – como a perda de um aparelho que contém informações sensíveis, ou a não atualização intencional de hardwares e softwares. Sendo por erro, descuido ou negligência, chamados esses casos de insider não malicioso, no entanto, seu potencial para o prejuízo não pode ser ignorado.”

O especialista explica que a imprevisibilidade e, em alguns casos, a impossibilidade de se detectar o ataque até que seja tarde demais, faz com que o cuidado com insiders precise ser redobrado. Entre as ações que podem ser tomadas pelas empresas, está a restrição e o controle rígido dos acessos dos colaboradores: “não faz sentido que todos da companhia tenham acesso a todos os dados, por melhor que seja a intenção – além disso, todos precisam passar por verificações extras no momento de login ou de acesso a uma informação sensível, pois um ataque pode estar a espreita sem que ninguém se dê conta naquele momento. Outro ponto é a revisão periódica por parte do business owner da lista de pessoas com acesso aos documentos de sua área, pois a segurança é responsabilidade de todos na corporação.”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar