QUIGO : Marketplace de seguros - entenda tudo sobre o assunto (Destaque)

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  QUIVER

Imagens: Divulgação Imagens: Divulgação

O mercado segurador tem crescido bastante na era digital e uma das tendências que mais se apresentou nos últimos anos é a centralização dos negócios através de um marketplace de seguros.

Diversos países ao redor do mundo já aderiram a esse sistema para vender seguros de maneira mais objetiva. Você certamente sabe o que é um marketplace, afinal já deve ter comprado online em sites como Magazine Luiza, Amazon e outros. Mas como funcionam os marketplaces de seguros?

Neste conteúdo, QuiGo fala mais sobre o marketplace de seguros, como ele funciona e porque está crescendo no Brasil. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é um marketplace de seguros?

O marketplace, de modo geral, é um modelo de negócios e-commerce que funciona como se fosse um shopping center virtual. A sua principal característica é a existência de uma plataforma, como a Amazon, que reúne diversos fornecedores.

Imagens: Divulgação

A plataforma marketplace é uma ferramenta de tecnologia que agrega a esses fornecedores e centraliza as informações necessárias sobre os produtos. Ou seja, quando falamos no marketplace de seguros, é basicamente uma central onde o cliente tem acesso ao seguro que ele precisa.

Contudo, um marketplace de seguros, além de unificar diversas seguradoras e corretoras, pode alcançar outros segmentos como os industriais e bancos, por exemplo. Dessa forma, podemos dizer que a empresa ganha mais públicos para oferecer seus produtos.

Além de acolher qualquer interessado na aquisição de algum serviço de seguro, o marketplace de seguros também garante a proatividade do usuário. Com isso, clientes podem receber mais propostas de seguros, porém, de um modo menos invasivo e condizente com o perfil deles.

Leia também: corretoras de seguros: como realizar o follow-up de vendas + 3 exemplos práticos

Vantagens de um marketplace de seguros

O ambiente digital transformou a maneira de como os negócios operam e também na forma como os clientes passaram a comprar online.

De certo modo, as corretoras de seguros e seguradoras para continuarem competitivas no mercado é preciso considerar o compartilhamento de informações com algo inerente à evolução dos negócios.

Imagens: Divulgação

Bem como a demanda de mercado e a velocidade das transformações exigem ações em conjunto. Para entender melhor isso, selecionamos algumas vantagens de ter um marketplace de seguros.

Personalização na oferta

As parcerias agregadas ao marketplace de seguros possibilitam a oferta de produtos e serviços de maneira personalizada. Ou seja, você consegue oferecer ao seu cliente uma gama maior de serviços onde ele pode escolher o que se encaixa melhor em sua necessidade atual.

Desse modo, a plataforma consegue atender de forma dimensionada às expectativas do usuário. Além disso, essa ferramenta se torna outro canal estratégico de publicidade para alavancar as vendas.

Leia também: Conheça as oportunidades que o open banking pode gerar para o setor de seguros

Aumento nas vendas

A integração de sistemas e a otimização dos processos permitem uma melhor experiência para o cliente e também efetividade de compra. Dessa forma, quando você opta por ter um marketplace de seguros, é possível automatizar a busca do usuário.

Portanto, através de um único formulário que é preenchido pelo lead, você consegue entregar para ele diversos orçamentos de diferentes produtos de forma simultânea.

Visibilidade do mercado

A centralização de marcas e produtos gera maior visibilidade de mercado. Nesse sentido, ao criar um marketplace de seguros, a seguradora agrega público e também se destaca entre os pólos concorrentes.

De fato, com a entrega de valor como foco, essa vantagem se torna essencial para a evolução do negócio.