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3 lições que os lançamentos da Apple ensinam às marcas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Martins Soares
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Especialista em tecnologia aponta lições tiradas do mais novo lançamento da Apple, ocorrido no último 12 de setembro

Todos os anos, no mês de setembro, a Apple lança novos modelos de seus produtos. No último dia 12, a empresa — que foi a primeira do mundo a atingir um valor de mercado de US$ 3 trilhões, recentemente — fez o lançamento da linha de iPhones 15, além de revelar os novos Apple Watches, que agora poderão ser controlados por gestos.

A respeito dos novos iPhones, gerador da maior fonte de receita da Apple, as principais diferenças desta nova linha em comparação com a sua sucessora são a nova entrada USB-C para carregar a bateria do celular, lente para fotos de 48 megapixels e o chassi de titânio no lugar das laterais de aço inoxidável.

Mas, deixando os novos produtos de lado, o que a Apple faz com maestria ano após ano, desde a época do Steve Jobs, são as cerimônias de lançamento. Para Lucas Colette, especialista em tecnologia e CEO da Yampi, empresa de soluções para o e-commerce, elas podem ser consideradas verdadeiras aulas sobre branding.

Pensando em seus clientes donos de lojas virtuais, Lucas destrincha em alguns pontos os segredos da cerimônia deste ano e os apresenta a seguir:

Gerar conexão

Fazer com que um público se sinta conectado a uma empresa é a galinha dos ovos dourados, pois dessa forma cria-se um vínculo afetivo, em que o consumidor passa a ser fiel a uma marca. E esse relacionamento pode representar um aumento nos lucros de 25% a 95%, segundo a Harvard Business Review.

"No evento da Apple, o vídeo apresentado mostra pessoas comuns sendo impactadas pelas tecnologias da empresa, até mesmo sendo ‘salvas’ por ela, o que gera um momento de conexão com o público e até emociona. Dentro dos negócios online, a dica que fica é o foco no cliente, no consumidor que a empresa quer atingir e em atender às suas necessidades, ouvir feedbacks e aprimorar os serviços", elabora Lucas.

Colette defende que as parcerias com influenciadores para campanhas digitais podem ser outra forma de gerar conexão com o público, o que também pode aproximar marca e consumidor final.

Comunicação

A comunicação eficaz e consistente que a Apple tem com seus consumidores é um fator que merece destaque para Colette, uma vez que a empresa faz o uso de diversos canais para a divulgação de seus produtos, atingindo um público amplo e gerando entusiasmo e expectativa todos os anos com os seus eventos de lançamento.

"Durante a apresentação dos lançamentos, os próprios colaboradores da Apple falam sobre as novas funcionalidades dos produtos de forma acessível, o que ressalta a personalidade da marca, fortalecendo a conexão já criada", aponta Lucas.

De lição para donos de lojas virtuais, fica a importância da consistência em todos os canais de comunicação, seja no próprio site, redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp. "É fundamental ter como base valores internos da empresa para todos os tipos de comunicação, alinhando todo o time para melhor representar uma marca.”

Oferta de valor

Mesmo com os altos preços de seus produtos, a Apple continua se consolidando como uma empresa valiosa, retendo e atraindo consumidores. Isso se dá, entre algumas razões, pela forma como ela apresenta sua oferta de valor e o custo-benefício das suas mercadorias.

O vídeo de lançamento dos produtos conta com uma encenação da renomada atriz Octavia Spencer, em que ela representa a mãe natureza e avalia como a empresa vem cuidando do meio-ambiente. Entre os diversos números de como a Apple vem contribuindo de forma positiva com o planeta, uma colaboradora afirma que um dos principais objetivos da companhia é a redução do gás carbônico na atmosfera.

"Apesar de ser um exemplo indireto, a Apple demonstra que sua proposta de valor vai além do preço de seus produtos, fazendo seus consumidores contribuírem com algo maior. Além de um bom serviço e produtos de qualidade, lojistas podem usar este exemplo como base para contribuir para algum fim social associado ao seu negócio e aumentar sua oferta de valor", finaliza Colette.

Sobre a Yampi

Fundada em 2011, a Yampi é uma empresa de soluções para o aumento de conversão no e-commerce. Suas principais ferramentas são o Checkout Transparente, líder em vendas no país, e a plataforma de Loja Virtual, com diversos recursos para criação e gerenciamento de negócios online. A Yampi já impactou mais de 700 mil negócios, facilitando também a criação de operações de dropshipping, modelo de vendas sem estoque. Com foco em democratizar o acesso ao e-commerce no Brasil, a Yampi está atuando para incluir públicos mais diversos no mercado. Em seu portfólio, conta com clientes como Knit, Bum Bum Cream e Hidratei.


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