Brasil,

Break Bulk requer cuidados e seguro diferenciado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aparecido Rocha – insurance reviewer
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Aparecido Rocha – insurance reviewer Aparecido Rocha – insurance reviewer

A partir do crescimento do comércio exterior global, novas formas de transporte foram criadas, entre elas o Break Bulk. O Break Bulk é uma modalidade de transporte utilizada para movimentar cargas que não podem ser transportadas de forma convencional e não podem ser acondicionadas em contêineres.

Normalmente, o transporte Break Bulk é realizado em navios especializados, conhecidos como navios de carga geral, que possuem equipamentos como guindastes e gruas, a fim de facilitar a movimentação das mercadorias. Este tipo de transporte exige um planejamento e manuseio especial, sendo ideal para carga solta, como celulose, aço, carvão, fertilizantes e minério de ferro, e também para carga projeto, como carga de grande porte, pesada, volumosa e de grandes dimensões, máquinas e equipamentos industriais.

Diferente do transporte de contêineres, onde as mercadorias são embaladas e acomodadas em unidades padronizadas, no Break Bulk as cargas são transportadas individualmente ou agrupadas em pallets, caixas ou demais embalagens. Requer estudos específicos da logística aplicada em todas as etapas da viagem, começando no local de saída do fornecedor, passando pela viagem internacional, armazenagem, até a entrega no local indicado pelo comprador.

No entanto, o transporte Break Bulk também possui algumas desvantagens. O principal inconveniente é a maior complexidade no manuseio e na logística, uma vez que algumas mercadorias precisam ser carregadas e descarregadas individualmente. No caso das cargas projeto, para o transporte terrestre no percurso inicial ou complementar à viagem internacional, em alguns casos é preciso a utilização de veículos especiais, como carretas rebaixadas, de container Flat Rack, guindastes, planejamento prevendo a necessidade de escolta, fechamento ou liberação de ruas e rodovias para o trânsito do veículo de carga. Com isso, a operação se torna mais cara que um transporte convencional, pois necessita de estudos de viabilidade desenvolvidos por equipes profissionais capacitadas em atuar com cargas especiais e diferenciadas. Além disso, exige mais tempo e mão de obra em comparação ao transporte convencional.

O transporte Break Bulk envolve números vultosos e a carga fica mais suscetível a danos ou perdas, e qualquer incidente pode comprometer todo o projeto. Nesse sentido, a proteção securitária é fundamental. Devido à complexidade do transporte de carga com riscos potencialmente agravados, as seguradoras precisam conhecer detalhadamente a operação, tipo de carga, meio de transporte, classificação de navios, aeronaves, características de veículos transportadores, plano de gerenciamento de riscos, armazenagem, operações de carga e descarga e trajeto rodoviário até o local de entrega, caso haja cobertura para esse percurso. O seguro deve ser específico para cada operação, com a inclusão de coberturas adicionais adequadas a cada situação.

Com o crescimento do comércio internacional, espera-se que o uso do Break Bulk continue a se expandir, em consonância com a demanda cada vez maior por importações e exportações.

Aparecido Rocha – insurance reviewer


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar