Brasil,

Ações do Hospital Unimed Araxá estimulam participação ativa dos pacientes na sua própria segurança

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daniel Nacati
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Comemoração do Dia Mundial da Segurança do Paciente tem programação extensa e vai envolver familiares e equipe técnica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 17 de setembro como Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste ano a campanha tem como tema “Engajando o paciente para a segurança do paciente”. “A proposta da OMS é de que os pacientes se tornem membros ativos da equipe de saúde e possam, assim, contribuir para a segurança de seus cuidados e do sistema como um todo. A participação dos acompanhantes também é essencial”, ressalta Ana Cláudia Alves, enfermeira coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Unimed Araxá.

Apesar de o tema ter sido proposto para nortear as atividades deste ano, o hospital já desenvolve ações neste sentido. A Cartilha de Segurança do Paciente, revisada recentemente, estimula a participação e engajamento da pessoa internada e de familiares nos cuidados. “Esta cartilha é distribuída a todos os pacientes que passam por internação no hospital. Outro projeto já em desenvolvimento pelo setor de psicologia é a visita estendida na UTI, que consiste no acompanhamento do paciente por um familiar enquanto ele passa pela internação na unidade”, complementa Ana Cláudia.

Trabalho educativo

Para reforçar esta proposta de envolvimento o Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Unimed Araxá, juntamente com a equipe de enfermagem e de psicologia do hospital, irá promover uma série de ações com pacientes internados e com os que estão passando pelo Pronto Atendimento nesta semana. “Será realizada uma abordagem com pacientes e acompanhantes falando sobre o tema e quais as ações relacionadas já estão em desenvolvimento no hospital. Na oportunidade será entregue ainda um adesivo para uso do paciente e do acompanhante, para identificar quem eles são e envolvê-los no plano terapêutico”, explica.

Além das ações diretamente ligadas aos pacientes, um banner com o tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente será exposto em todos os setores assistenciais e haverá uma abordagem envolvendo as equipes do hospital.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar