Aumento de trabalhadores autônomos impulsiona em 39% a procura por seguro de Vida na Seguros Unimed

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Nascimento

Segurados contam com coberturas em caso de afastamento das atividades, uma vez que não possuem os mesmos benefícios dos registrados em carteira

No Brasil, é cada vez maior o número de pessoas trabalhando de forma autônoma. O crescimento da modalidade foi impulsionado, principalmente, desde 2020, com o impacto negativo da pandemia de Covid-19 na economia e no mercado de trabalho. O PNAD/IBGE calcula que neste período o número de trabalhadores autônomos no Brasil aumentou 3,3 milhões e, até o terceiro trimestre de 2022, estima-se que cerca de 26 milhões de pessoas estavam atuando dessa maneira no país.

Ainda que seja uma opção ao desemprego e também para conseguir uma renda complementar, quem trabalha por conta própria acaba ficando vulnerável a imprevisibilidades, como a perda de clientes, o atraso no pagamento de serviços prestados e a impossibilidade de trabalhar devido a doenças ou acidentes, tudo isso sem a garantia do pagamento de um seguro-desemprego e FGTS.

Para que possam se proteger em situações adversas como essas, o Seguro de Vida tornou-se uma opção atrativa para os autônomos. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), a busca por esse produto teve um aumento de 29%, em 2021, e 17,8%, em 2022.

"Nos últimos 12 meses, encerrados em abril deste ano, percebemos um aumento de 39% em novas vendas nos produtos do segmento Vida, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes, o que representa um crescimento de 13% na carteira neste período”, destaca Wilson Leal, diretor de Mercado e Tecnologia da Seguros Unimed.

Ao contrário do que muitos pensam, o Seguro de Vida vai além da finalidade mais tradicional – ressarcimento da família do contratante em caso de óbito. Dependendo da modalidade contratada, é possível contar com coberturas como diária por incapacidade temporária, diária de internação hospitalar e afastamento por doenças graves.

Na Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, o profissional autônomo também pode contar com o Seguro de Renda por Incapacidade Temporária, o Serit, que permite disponibilização de recursos em casos de acidentes e de patologias, como LTC (Lesão por Trauma Continuado ou Contínuo), LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Pioneiro no mercado, o Serit da Seguros Unimed foi lançado quando a companhia enxergou a necessidade de um produto com estes benefícios para médicos das próprias cooperativas do Sistema Unimed. Mas, sua aquisição, também se enquadra para outros profissionais liberais, autônomos e microempreendedores individuais, preocupados em garantir sua seguridade financeira e da sua família, caso precisem se afastar temporariamente de suas atividades profissionais.

Sobre a Seguros Unimed

A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em 90% do território nacional. Com uma trajetória de 33 anos no mercado, a Companhia atende a 6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com mais de 1,6 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 20 escritórios regionais pelo país. Para saber mais, acesse o relatório de sustentabilidade GRI da Seguradora.