QUIGO : Conheça as oportunidades que o open banking pode gerar para o setor de seguros (Destaque)
O conceito Open Banking já é uma realidade e permite o compartilhamento seguro de informações financeiras de clientes entre diferentes instituições, como bancos, seguradoras e fintechs.
Mas você sabe como isso pode gerar oportunidades também para os corretores de seguros? Com informações como saldos bancários, históricos de transações, informações de crédito e outros dados relevantes abertos e compartilhados (com o consentimento dos clientes, é claro), os corretores agora podem ter em mãos dados preciosos para a elaboração de propostas mais personalizadas e certeiras.
A seguir, você confere como aproveitar as oportunidades que o open banking pode gerar no setor de seguros para sair na frente e aproveitar o poder dos dados para o seu negócio!

Crédito de Imagem Divulgação : Freepik
Como funciona o Open Banking?
No modelo tradicional, cada instituição financeira possui seus próprios sistemas e dados isolados, o que dificulta a portabilidade de informações e serviços.
Com o Open Banking, as instituições são incentivadas a disponibilizar APIs padronizadas que permitem que outras instituições acessem os dados compartilhados.
Isso facilita a integração de serviços financeiros, incentivando a criação de soluções inovadoras e uma melhor experiência e acesso a serviços financeiros mais personalizados para os clientes.
Como o setor de seguros pode se beneficiar através do open banking?
A seguir, você confere as oportunidades que a abertura e compartilhamento de dados do setor financeiro pode proporcionar para o setor de seguros:
Maior acesso a dados
O Open Banking permite que as seguradoras acessem dados financeiros e transacionais dos clientes, desde que autorizados por eles. Isso fornece informações mais detalhadas sobre o perfil dos segurados, permitindo às seguradoras uma melhor avaliação de riscos e a personalização de produtos e serviços.
Personalização de seguros
Com acesso a informações financeiras e de transações, as seguradoras podem desenvolver produtos e serviços personalizados de acordo com as necessidades individuais dos clientes. Isso resulta em apólices de seguros mais adequadas, com coberturas específicas e preços mais competitivos.
Leia também:
Proposta personalizada: confira sua importância para vender mais!

Crédito de Imagem Divulgação : Freepik
Processos simplificados e agilizados
O Open Banking permite a integração de sistemas e o compartilhamento de dados entre instituições financeiras e seguradoras. Isso simplifica e agiliza os processos de contratação, renovação e sinistros, reduzindo a necessidade de fornecer repetidamente as mesmas informações e eliminando a papelada desnecessária.
Vale lembrar também que, por envolver o compartilhamento de dados, a segurança e proteção dos dados do cliente é essencial. As regulamentações de proteção de dados, como LGPD, garantem que as instituições financeiras e seguradoras adotem medidas rigorosas de segurança cibernética para proteger as informações pessoais e financeiras dos clientes.
Para mais conteúdos relacionados ao mercado de seguros e suas novidades, clique aqui e acompanhe o Blog QuiGo!
Quiver Soluções para Corretores e Corretoras de Seguros
Segurança e eficiência que geram confiança e resultados!
Muito mais do que números: somos um reflexo do sucesso de nossos clientes
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- DIMENSA : Perfil do Consumidor de Carros Elétricos - Geração Y Impulsiona a Procura por Seguro para Híbridos
- DIMENSA : Proteção de Ativos Verdes - Por Que a Cotação de Seguro para Carros Elétricos e Híbridos Explodiu no País
- DIMENSA : Brasil registra 1,6 milhão de cotações de seguros para veículos elétricos e híbridos
- QUIVER by DIMENSA : Corretores ganham captação contínua de leads com o QUIVER ON
- QUIVER by DIMENSA : Corretores ganham novas opções com integração da Darwin Seguros ao QUIVER MAX
- QUIVER by DIMENSA : Seguro Auto Mensal e Anual da Darwin Seguros chega ao Quiver IN
- QUIVER & DIMENSA ampliam portfólio e integram Seguro Auto Pier ao multicálculo
- QUIVER by DIMENSA reforça portfólio digital para evitar perda de oportunidades no fim de ano
- QUIVER by DIMENSA revela como o uso de multicálculo e CRM pode triplicar vendas de seguros
- Leads qualificados sem anúncios pagos : QUIVER by DIMENSA mostra como corretores podem crescer em 2025
- QUIVER by DIMENSA destaca estratégias para impulsionar a prospecção de clientes no mercado de seguros
- QUIVER by DIMENSA : WhatsApp Business para corretoras - como essa ferramenta pode ajudar a sua corretora?

Adicionar comentário