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Como se preparar para entregar as necessidades do consumidor moderno?

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Como se preparar para entregar as necessidades do consumidor moderno?

*Por Eduardo Bragança, head de Marketing da Frete Rápido

Cada vez mais o público opta por realizar as suas compras pelas plataformas digitais e receber os produtos onde estiverem. Não é à toa que o e-commerce é um dos setores que mais foram impulsionados nos últimos anos.

Apenas em 2022, o volume de vendas teve um aumento de 6% e um volume de R$ 118,6 bilhões de vendas no Brasil, segundo o relatório Webshoppers da NielsenIQ|Ebit.

Para atender a alta e crescente demanda, as marcas devem driblar a concorrência, ganhando destaque para atrair mais consumidores não só pela qualidade, mas também pelo valor final.

Um tipo de operação a ser implementado é o multi-origem. De forma resumida, o conceito representa uma funcionalidade que o vendedor pode agregar diversos pontos de origem em sua operação de e-commerce, podendo ser Centros de Distribuição (CDs), lojas físicas, que é o chamado Ship From Store, ou ainda, postos avançados, mini CDs, também chamados de Dark Store. A estratégia irá permitir que a loja virtual pulverize suas entregas, consiga ter ganhos em preço e prazo de entrega para locais estratégicos.

Nesse caso, além do preço do produto, o frete se torna um grande divisor de águas no momento da decisão de compra, porque as entregas rápidas com menor custo são as mais atrativas para os consumidores.

Para os gestores de lojas virtuais, é importante manter relacionamento transportadoras de qualidade, não somente focando em preço e em prazo, mas na efetividade das entregas. Além disso, é importante que a tecnologia usada permita calcular o valor do frete em até 20 milissegundos, o que é fundamental na hora da compra para o consumidor. Assim como considerar não apenas esse quesito, como a ansiedade do cliente para receber o produto.

Estudos feitos pela Frete Rápido mostram que os consumidores acessam a tela de rastreio em média 60 vezes até a entrega das encomendas, em um prazo de 10 dias. Esse dado comprova a ansiedade do consumidor, mostra a necessidade das lojas virtuais investirem em rastreio para o e-commerce, mas também mostra a oportunidade de transformar essa tela em um dos pontos de experiência na jornada de compra, ao adicionar marca, identidade visual e anúncios de Cross-Sell e Up-Sell.

Com o objetivo de reduzir o tempo de espera e consequentemente a ansiedade, entram três conceitos de gestão de estoque e logística que auxiliam na entrega, como o ship from store, que aumenta a capilaridade da loja virtual, utilizando a localização das lojas físicas; as dark stores, centros de armazenagem e distribuição dos pedidos; e novos CDs em regiões que oferecem incentivo fiscal.

Para essa estratégia, o grande segredo é: estoque otimizado e sincronizado entre as origens, pontos de expedição em locais estratégicos e transportadoras conectadas com canais de venda e com as origens. Com esses pontos estruturados, melhores serão os preços e os prazos e maiores também as chances de manter o cliente satisfeito em um mundo conectado, prático e moderno.

Para tal, contar com um hub de transporte digital é crucial. Ele integra os canais de venda, o ERP e as transportadoras, agilizando a troca de informações em tempo real e fornecendo a melhor experiência ao cliente.

Neste ecossistema 100% integrado e digitalizado, há comunicação direta com o cliente, informando o passo a passo do rastreio, além de indicadores positivos para os negócios, como a diminuição do tempo de entrega, redução de custos, otimização de processos e aumento de faturamento.

Agregar tecnologia em áreas fundamentais do comércio eletrônico é não apenas ter resultados positivos como atender as necessidades e anseios do cliente de forma integral.


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