SMS: A reinvenção do “rei” do mobile marketing
Por Patrick Marquart, diretor de Vendas Corporativas da Upstream, especialista global em tecnologia de mobile marketing
Quando alguém ouve a palavra SMS, pode pensar nela como uma velha ferramenta de comunicação, substituída, ao longo dos anos, por aplicativos de mensagens instantâneas, como WhatsApp e Messenger. No entanto, isso não é verdade. Apesar de ter sido concebido em 1984, tendo o primeiro SMS sido enviado em 1992, o Serviço de Mensagens Curtas está em ascensão. Vejamos alguns exemplos que comprovam isso:
- Quando você está em uma reunião e alguém insiste em ligar para o seu celular, qual é a maneira mais rápida de avisar que você ligará de volta mais tarde? Enviando um SMS.
- Se você não tem acesso à internet e precisa enviar uma mensagem urgente para alguém, como faz? Por SMS.
- Então, se perguntarmos qual é um dos melhores canais para se comunicar com seus clientes, para minimizar as taxas de abandono de carrinho e oferecer promoções sob medida, qual é a primeira coisa que vem à mente? O SMS, claro!
Ao longo dos anos, este canal ganhou enorme força e, juntamente com o MMS (Multimedia Message System) — envio de fotos, áudio clips e vídeos — e o RCS (Rich Communications Service) — envio de carrosséis, mapas e tantos outros recursos — ganhou seu lugar certo em qualquer estratégia de marketing digital.
Segundo o estudo “Pagamentos móveis e comércio móvel no Brasil”, realizado no segundo semestre de 2022, as compras feitas pelo celular aumentaram 82% em comparação com os primeiros seis meses do ano. Inclusive, 81% dos respondentes afirmaram preferir utilizar o smartphone do que o computador para realizar aquisições, enquanto 91% dos entrevistados apresentam um alto grau de satisfação em relação ao comércio móvel.
Com isso em mente, apostar nas ferramentas de comunicação existentes no celular é seguro para os varejistas que quiserem alavancar suas vendas. Esses canais podem ser utilizados para enviar promoções, lembretes de compras deixadas no carrinho do usuário ou até mensagens personalizadas com o objetivo de chamar a atenção do cliente.
Devido à sua simplicidade e alcance, as mensagens de texto estão tendo um retorno notável e podem ser facilmente incorporadas ao mix de mobile marketing de uma marca. Considerando que o SMS tem uma taxa de abertura de 98% e taxa de resposta de 45%, contra 20% e 45%, respectivamente, do e-mail, de acordo com o estudo do Gartner - The Future of Sales Follow-Ups: Text Messages. O SMS vai permanecer e só ficará mais forte.
Como a mensagem de texto não precisa de conexão com a internet, possui altas taxas de entrega em relação a outros canais, como o e-mail. Além disso, o SMS não corre o risco de cair na caixa de spam. Sua utilização é econômica, pois não exige um alto investimento, e pode ser utilizada com diferentes plataformas de mobile marketing, assim as mensagens podem ser enviadas automaticamente e para um maior número de clientes.
SMS não é apenas altamente relevante, mas é o “rei” das campanhas de mobile marketing.
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