Brasil,

Menos influencers, mais especialistas: Empresários Brasileiros retomam assessoria de imprensa e publicidade tradicional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elisá Barbosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Rodrigo Lins, jornalista correspondente, escritor, pesquisador da imigração americana e CEO da agência multinacional Onevox Creative Solutions Rodrigo Lins, jornalista correspondente, escritor, pesquisador da imigração americana e CEO da agência multinacional Onevox Creative Solutions

Dados da pesquisa Social Media Trends de 2021 apontam que 96,2% das empresas brasileiras utilizam pelo menos uma rede social para divulgar suas marcas, produtos e serviços. Embora utilizando mais as redes no pós-pandemia, um novo fenômeno parece estar atraindo um número cada vez maior de empresários que não querem ser vistos como influencers e sim como especialistas em suas áreas de formação.

“Em uma pesquisa que realizamos entre outubro e dezembro de 2022 com empresários brasileiros que procuraram divulgação no exterior na agência Onevox Creative Solutions, 80% afirmaram manter contas corporativas nas redes mas ter a intenção de investir em publicidade tradicional que são os anúncios em canais de notícias, TV e rádio, e a contratação de assessoria de imprensa”, explica Rodrigo Lins, que é especialista em divulgação internacional com 20 anos de experiência.

Para Lins, que dirige a agência de comunicação multinacional - Onevox Creative Solutions - que tem escritórios nos EUA, Canadá e Brasil, os empresários não querem mais seguir a rotina pesada de produção de conteúdo pautada na lógica de influenciadores digitais. Segundo ele, a comparação com treinadores e mentores no mundo digital é a principal razão para a mudança na forma de divulgação.

“Empresários que têm anos de história e empresas sólidas no Brasil não querem transicionar seu perfil corporativo para o de influenciador digital. Muitos alegam que aplicar mais tempo em produção de conteúdo para as redes e menos para gerir os próprios negócios com agendas de networking, por exemplo, não se mostrou eficaz para o retorno financeiro aos seus empreendimentos”, explica Lins.

Cresce Procura por Assessoria de Imprensa

De acordo com a pesquisa "A Comunicação nas Pequenas Empresas no Brasil", realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 21% das pequenas empresas no Brasil afirmam contar com serviços de assessoria de imprensa. O estudo também aponta que 44% das pequenas empresas não possuem um departamento de comunicação formal, o que indica a necessidade de buscar serviços externos, como a assessoria de imprensa, para gerenciar a comunicação.

“Além do aumento de vendas direto, muitos empresários buscam reconhecimento e reputação por suas carreiras profissionais e legado. Não há melhor forma para tal do que contribuir com o debate público sobre temas em suas áreas específicas. Muitos empresários estão em busca, neste momento, de compreender melhor suas imagens e se a forma como se posicionam nas redes está correta”, explica Rodrigo Lins.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias que utilizam assessoria de imprensa têm uma exposição maior na mídia e tendem a crescer mais rapidamente do que as que não utilizam. Outra pesquisa realizada com 70 empresas de capital aberto no Brasil, mostrou que 56% delas utilizam serviços de assessoria de imprensa.

*Rodrigo Lins é Mestre em Comunicação, Pesquisador da Imigração americana, Professor universitário, jornalista e escritor. Teve a carreira reconhecida como extraordinária pelo Governo Americano em 2016 e reside legalmente nos EUA. É autor do livro “Internacionalizese: Parâmetros para levar a carreira profissional aos EUA legalmente”, lançado em 2019 com nova edição prevista para este ano. Dirige a agência de Comunicação, Marketing e Imprensa multinacional Onevox Creative Solutions com sede nos EUA. Mais informações: onevoxglobalpontocom


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar