Gestão Financeira Omnichannel: um requisito básico em tempos de ultraconectividade
A abordagem multicanal quebrou as barreiras entre as alternativas da jornada financeira no mundo físico e digital
Por Danilo Pecorari
Atualmente, como consequência do consumidor ultraconectado, o crescimento da demanda por serviços personalizados, rápidos e de fácil acesso é inquestionável. A jornada financeira pode se alternar entre vários canais, como telefone, SMS, e-mail, WhatsApp e, é claro, as mídias sociais. De fato, se valer dos mais variados canais digitais se tornou indispensável para o sucesso das comunicações financeiras, em especial no Brasil. Os dados obtidos pelo levantamento da consultoria AppAnnie apenas confirmam esse cenário -- o relatório indica que o brasileiro é o povo que mais horas passa por dia no celular, com uma média de 5,4 horas por dia usando o aparelho.
A expectativa do usuário, hoje, é de procedimentos mais flexíveis, que preencham a lacuna entre os canais físicos e digitais, mantendo a consistência entre os pontos de contato. Agora, os serviços de faturamento e cobrança precisam se ajustar a essas mudanças para se projetarem com credibilidade e relevância no mercado. A gestão do faturamento e cobrança das empresas passou para uma fase mais complexa, em que a presença digital é uma necessidade urgente e o uso da tecnologia é uma condição indispensável. O relacionamento financeiro entre empresas e cliente agora envolve processos mais dinâmicos, e a hiperpersonalização das comunicações deve estar no centro das estratégias para aprimorar a experiência do usuário e gerar novas oportunidades de negócio.
O impacto da multicanalidade nos resultados
Na era digital, “experiência” é um conceito que precisa ser levado a sério para aprimorar as operações de gestão de conteúdo e comunicação financeira nas organizações. Acompanhar o fenômeno da digitalização é fundamental e, com isso, integrar as campanhas de marketing à jornada financeira se faz necessário para que o processo seja ainda mais preciso, direcionado e personalizado. E em um mercado tão competitivo e dinâmico, utilizar os dados a favor da assertividade nas operações é crucial.
Responder às mudanças nas percepções do consumidor e nas condições de mercado requer uma capacidade de utilizar os dados do cliente no nível mais granular. A hiperpersonalização da jornada financeira aliada à automação do marketing e do atendimento ao cliente são pilares fundamentais de uma gestão eficiente nesta jornada. E nesse contexto, as plataformas de tecnologia voltadas para o controle das comunicações desempenham um papel de suma importância para a obtenção de resultados impressivos.
Omnichannel financeiro veio para ficar
Os clientes esperam ser tratados como indivíduos, como seres humanos que carregam diferentes bagagens culturais e possuem diferentes preferências no ambiente virtual. As pessoas querem se relacionar com empresas que entendem quem elas são e quais são as suas necessidades. Portanto, adotar uma estratégia de comunicação financeira hiperpersonalizada, orientada por dados e análises, e orquestrada por uma plataforma de tecnologia eficiente e intuitiva é o caminho mais seguro para fidelizar o cliente e se adaptar em tempo real às demandas do público consumidor.
A multicanalidade dos serviços financeiros é cada vez mais relevante para os resultados da empresa. E a expectativa é de que, nos próximos anos, o desafio para as áreas responsáveis seja a contínua adaptação aos novos veículos digitais que estão por surgir.
Por fim, considerando a presença massiva de pessoas no ambiente virtual e levando em conta a imensa demanda por serviços ajustados às necessidades e preferências particulares de cada usuário, é possível concluir que uma abordagem baseada nos princípios do relacionamento omnichannel e na hiperpersonalização são as chaves para o sucesso da gestão do conteúdo e das comunicações financeiras. É preciso destacar também a importância da tecnologia nesse processo que, por meio dos softwares modernos, permite, na perspectiva do gestor, a centralização da jornada financeira, possibilitando a coordenação desses processos de forma intuitiva e inteligente.
*Danilo Pecorari é CEO da :hiperstream. Com vasta experiência em Tecnologia da Informação, já atuou em segmentos como Marketing Digital, E-commerce, Gestão Corporativa e Inteligência de Dados.
Sobre a :hiperstream
A :hiperstream é uma empresa global de tecnologia que nasceu para transformar a maneira como as empresas se relacionam com seus clientes. Por meio de tecnologia de análise e validação de dados e comunicação omnicanal inteligente, cria uma jornada do dado financeiro sem erros e com uma experiência altamente engajadora e hiperpersonalizada. A :hiperstream Cloud Platform combina soluções para o gerenciamento completo da jornada financeira dos seus clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário