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E-commerce: datas sazonais exigem planejamento, diz CEO

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Bruno Darolt, CEO e fundador da BD Consultoria, explica como as empresas podem se preparar para as datas sazonais, em que o e-commerce tem maior potencial de venda

Cada sazonalidade traz comportamentos que são acompanhados por inúmeras demandas de consumo

Em todo o mundo, a compra de produtos e serviços tende acontecer, cada vez mais, pela modalidade digital. Segundo o relatório Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS, o comércio eletrônico mundial deve crescer 55,3% até 2025. No Brasil, as vendas por meio de canais digitais devem aumentar 95% nos próximos dois anos, de acordo com o mesmo estudo.

Além das compras do dia a dia, um número crescente de pessoas têm apostado no e-commerce em datas sazonais, eventos específicos do ano em que os consumidores tendem a comprar ainda mais.

Bruno Darolt, CEO e fundador da BD Consultoria - empresa especializada em vendas on-line, destaca que há uma série de datas sazonais para além das mais conhecidas. Ele lista as datas que oferecem oportunidades de negócios nos tópicos a seguir:

Janeiro

1 - Ano Novo

7 - Dia do Leitor

19 - Dia do Cabeleireiro

21 - Dia Mundial da Religião

30 - Dia da Saudade

31 - Dia do Mágico

Fevereiro

1 - Dia do Publicitário

14 - Valentine's Day

19 - Dia do Esportista

21 - Carnaval

Março

8 - Dia da Mulher

17 - Dia de São Patrício

20 - Início do Outono

25 - Dia Nacional do Orgulho LGBTQIA+


Abril

7 - Dia Mundial da Saúde

9 - Páscoa

23 - Dia Mundial do Livro

Maio

4 - Dia de Star Wars

14 - Dia das Mães

25 - Dia do Orgulho Nerd

28 - Dia Mundial do Hambúrguer

Junho

5 - Dia Mundial do Meio Ambiente

12 - Dia dos Namorados

15 - Corpus Christi

21 - Início do Inverno

28 - Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

Julho

10 - Dia da Pizza

13 - Dia Mundial do Rock

15 - Dia do Homem

19 - Dia Nacional do Futebol

30 - Dia Internacional da Amizade

Agosto

13 - Dia dos Pais

15 - Dia da Informática

19 - Dia Mundial da Fotografia

Setembro

5 - Dia dos Irmãos

15 - Dia do Cliente

22 - Início da Primavera

30 - Dia da Secretária

Outubro

1 - Dia Internacional da Música

4 - Dia Mundial dos Animais

9 - Dia do Atletismo

12 - Dia das Crianças

15 - Dia dos Professores

30 - Dia da Decoração

31 - Halloween

Novembro

1 - Dia Mundial do Veganismo

11 - Single's Day

20 - Dia da Consciência Negra

24 - Black Friday

28 - Cyber Monday

Dezembro

21 - Início do Verão

25 - Natal

Como vencer a concorrência nas datas sazonais?

Darolt afirma que é possível aproveitar as datas sazonais com maior potencial de venda para faturar mais. Para tanto, é preciso se sobressair à concorrência: “Para ganhar destaque em um cenário com grande concorrência, vale apostar em tráfego pago para divulgar as melhores ofertas”, explica. Visto que a demanda de busca aumenta, o tráfego pago será essencial para que você apareça antes do concorrente”, complementa.

Ele ressalta que é necessário redobrar a atenção com relação à oferta, tanto em preço quanto em apresentação: “O tráfego aumenta as visitas, mas o que pode aumentar a sua taxa de conversão é uma boa oferta”.

Como se preparar para as datas sazonais?

Segundo Darolt, o planejamento é a peça-chave para aproveitar as datas sazonais, mas é preciso refletir sobre os comportamentos frente às datas em questão. “Cada sazonalidade traz comportamentos que são acompanhados por inúmeras demandas de consumo. Tendo em vista essas demandas, eu recomendo estudar os itens mais buscados dentro dos principais e-commerces da América Latina”, indica.

O CEO da BD Consultoria ressalta que fazer esse trabalho manual pode ser trabalhoso, por isso, ele afirma que uma alternativa é contar com o apoio de uma consultoria especializada. “Através de uma ferramenta voltada especificamente para vendedores de Mercado Livre, você consegue estudar categorias mais vendidas e também os concorrentes”, afirma.


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