Semana do Consumidor: especialista recomenda cautela nas compras e lembra que dívidas também podem ser negociadas nesse período
A educadora financeira, Aline Soaper recomenda o consumidor fazer um planejamento, antes de embarcar nas compras. Além disso, lembra que a Febraban, bancos e Procons, nos estados brasileiros, promovem durante essa semana, multirões para quitar dívidas
A Semana do Consumidor 2023 começou nesta segunda-feira (13) e promete aquecer o comércio online de diferentes segmentos. Para o evento, que celebra o Dia do Consumidor e vai até domingo (19), lojas físicas e virtuais, já estão oferecendo descontos que podem chegar até 80%, além de brindes e frete grátis. No entanto, é preciso cautela. Isso porque, segundo o Serasa Experian, em janeiro de 2023, o indicador de inadimplência apontou para 70,09 milhões de brasileiros com dívidas em atraso, que somavam um montante de R$ 323,2 bilhões. Além disso, segundo a pesquisa as mulheres lideram alta do endividamento: 79,5% delas tinham dívida em fevereiro de 2023. Diante disso, a educadora financeira Aline Soaper, alerta que é necessário ficar atento na hora de fazer novas dívidas durante a Semana do Consumidor.
“Para aproveitar as promoções da semana do consumidor, sem se endividar ou sobrecarregar o orçamento, o consumidor deve fazer um planejamento para saber quanto do orçamento já está comprometido e quanto de novas parcelas ele pode assumir. Se está em um momento de poucos recursos financeiros, deve dar prioridade para comprar somente o necessário. Para facilitar a decisão, faça uma lista do que realmente você está precisando e compare os valores das ofertas para saber se é realmente uma boa oportunidade”, explica Aline Soaper.
A educadora financeira também alerta que em qualquer promoção o importante é a pesquisa de preços. Isso por que, segundo Aline Soaper, nem sempre os preços promocionais estão realmente baratos ou vantajosos. Por isso, para não acabar caindo em um “falso desconto”, é importante pesquisar bem antes os preços do produto desejado em diferentes lojas. “Dessa forma, o consumidor vai saber identificar se, na Semana do Consumidor, qual promoção está valendo mesmo a pena, ou se vale esperar, e de repente juntar o dinheiro para comprar o item que você tanto quer, a vista, evitando assim um dívida a prazo”, comenta Soaper.
A educadora financeira Aline Soaper
Semana do consumidor também é oportunidade para quitar dívidas:
Além dos descontos, nas compras, a educadora financeira lembra que algumas unidades do Procon, nos estados brasileiros, estão promovendo, durante a Semana do Consumidor, mutirões de renegociação de dívidas e resolução de problemas de consumo. No Rio de Janeiro, o Procon Carioca, vai realizar o mutirão com 30 empresas de varejo, telecomunicações, instituições financeiras e concessionárias de serviços públicos. O Procon da Bahia, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), vai realizar o mutirão até a próxima sexta-feira (17). O Procon do município de Florianópolis faz um mutirão de negociação de dívidas, até dia 14, onde os consumidores podem negociar e quitar dívidas com instituições como Casan, Celesc, empresas físicas e digitais e também instituições financeiras.
Além disso, também durante a Semana do Consumidor, e até o dia 31 de março, ocorre o Mutirão de Negociação e Orientação Financeira promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. Nesse mutirão, há três caminhos para negociar: falando diretamente com seu banco ou financeira, por meio do portal do Governo Federal ou no Procon de sua localidade.
Sobre Aline Soaper:
Fundadora do Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc), Aline Soaper é formada em Direito, com pós-graduação em Direção e Orientação Educacional. Há sete anos, a carioca atua como educadora financeira e formadora de outros especialistas nesta área. Empreendedora desde os 17 anos de idade, Aline era proprietária de uma escola de Educação Infantil, no Rio de Janeiro, em que atendia cerca de 150 alunos e gerenciava uma equipe de 45 pessoas. Ao perceber a dificuldade dos pais em pagar as mensalidades devido aos problemas financeiros, Aline decidiu mudar de vida e se especializar no ramo de finanças pessoais. No ano de 2015, iniciou sua atuação como educadora, oferecendo atendimentos individuais, palestras, treinamentos e cursos para o público-final (empresários, analistas etc). No final de 2018, criou o Efinc, que hoje forma educadores financeiros e consultores de negócios pelo Brasil e o mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário