Educação corporativa é ferramenta para alavancar jornada profissional das mulheres

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pollyana Rocha

Além de capacitá-las para o exercício da função, e-training contribui para redução das desigualdades de gênero

O treinamento corporativo é uma ferramenta indispensável para ajudar mulheres em sua jornada de trabalho. Felizmente, as empresas brasileiras estão mais atentas à importância do e-training e das possibilidades que ele proporciona, como o de personalizar programas de capacitação específicos para mulheres.

Esses programas têm como objetivo desenvolver habilidades e competências que as ajudam a se destacarem em suas carreiras e a superarem desafios que são comuns no meio corporativo. Entre as habilidades trabalhadas, estão a liderança, a comunicação assertiva, a negociação e o gerenciamento de conflitos.

Elaine Resende, sócia e diretora da área de Gestão e Engajamento no Grupo Take 5, comenta que o e-training tem ajudado empresas, gestoras e colaboradoras não apenas a suprir lacunas na formação educacional, mas principalmente a desenvolver habilidades e competências específicas que são relevantes para uma determinada profissão ou trabalho.

Mais que prepará-las para exercer seus cargos com excelência, maior produtividade e eficiência, o e-training voltado para mulheres também pode ajudar a combater o preconceito de gênero e a garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades de desenvolvimento e crescimento na empresa.

Elaine acrescenta que os sistemas de treinamentos mais avançados, como as plataformas LMS, permitem a personalização do processo de educação corporativa, de acordo com o perfil da empresa, metas a serem atingidas e características do time. “Um treinamento consistente e de qualidade vai ajudar as empresas a cultivar uma cultura organizacional positiva e comprometida, criando ambientes mais inclusivos e diversificados, para que mulheres e homens se sintam valorizados e motivados a atingir metas e objetivos”, afirma.

“É claro que o treinamento corporativo não é uma solução solitária para os desafios enfrentados pelas mulheres no mercado de trabalho. É necessário que as empresas adotem políticas efetivas de diversidade e inclusão, mas ofertar as mesmas oportunidades para todos, independentemente de questões de gênero, é um grande passo para a construção de um futuro mais justo e igualitário”, defende.

Outro ponto a favor da educação corporativa para mulheres tem a ver, inclusive, com tema da ONU Mulheres para o Dia Internacional das Mulheres deste ano, que é “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, em alinhamento com o tema prioritário da 67ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW): “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, que estará acontecendo até 17 de março.

A ausência das mulheres nos espaços tecnológicos tem custos enormes. De acordo com o relatório UN Women’s Gender Snapshot 2022 , da ONU Mulheres, a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década— uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança.

Sobre o Grupo Take 5

Referência em educação corporativa à distância, o Grupo Take 5 oferece soluções completas para este mercado. Seu formato one-stop-shop concentra diversas atividades do pacote EAD, atendendo empresas dos mais variados segmentos e tamanhos no Brasil, demais países da América Latina, Estados Unidos e Canadá. Com 27 anos de mercado, a empresa se destaca por sua atuação em Tecnologia (LMS - Sistema de Gestão de Aprendizagem), Gestão e Engajamento, Produção de Conteúdo (T5 Filmes) e BI (Business Intelligence). No seu portfólio de clientes estão marcas como: Intel, GM, Samsung, Akzonobel, Electrolux e Vivara.