Filosofia Lean na infraestrutura rodoviária: o que temos a aprender com os britânicos?
*por Marcus Fireman
Em 2009, o Departamento de Transportes do Governo Britânico passou a implementar a metodologia Lean dentro da Agência de Rodovias. A unidade foi criada após um projeto piloto que gerou uma economia em torno de £4.7milhões, tornando-se um case de sucesso. Desde então, a filosofia tem sido aplicada em todos os projetos, contribuindo para a eficiência no segmento, levando segurança, satisfação do cliente e redução orçamentária.
Entre os anos de 2015 a 2020, quando o programa de investimento em rodovias britânicas projetava uma aplicação de £15.2 bilhões, estimou-se uma redução de custo de £250 milhões através da adoção do Lean. O programa teve tanto sucesso que foram criados mecanismos para avaliação da maturidade do Lean nas obras. Estes mecanismos ficaram conhecidos como HELMA (Highway England Lean Maturity Assessment), e periodicamente, os projetos de rodovias passaram a ser avaliados perante a implantação do Lean.
O HELMA é pensado para organizações de diferentes meios, cobrindo desde as áreas do design e construção, até a produção e manutenção durante os projetos desenvolvidos. Ele cobre uma variedade de formatos de cadeia de trabalho, e sua aplicação varia de acordo com a área de operação.
Segundo o Governo Britânico, o sucesso de implementação do Lean demonstra resultados significantes, com melhorias de 25% no tempo, custos e qualidade do trabalho oferecido. Isso porque os demonstrativos aumentam na mesma intensidade que aumenta a satisfação dos funcionários.
Aqui no Brasil, o Governo Federal terá R$18 bilhões para aplicação em infraestrutura de transportes durante este ano e, como foi comprovado lá fora, se direcionarmos ações estratégicas para a implementação de metodologias de gestão baseadas no Lean, temos grandes chances de sucesso. Se utilizarmos a mesma métrica, conseguiremos levar a metodologia enxuta para diferentes graus dos projetos, o que resulta em uma melhoria contínua em todas as suas etapas.
O Governo Federal elaborou o chamado Plano de 100 Dias, com ações a serem executadas pelo Ministério dos Transportes e órgãos entre janeiro e abril. Para que isso ocorra dentro do prazo, será necessário um planejamento de curto e médio prazo, com equipes integradas poupando retrabalhos, atrasos e estouros orçamentários.
Além disso, a utilização de metodologias como essa tem o poder de simplificar a comunicação entre as equipes envolvidas, facilitando na hora de fazer alterações e correções de erros. Todos os envolvidos são motivados a participar dos projetos, acompanhando cada etapa de desenvolvimento. O que torna essa ferramenta indispensável.
*Marcus Fireman é Engenheiro Civil graduado pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas); Mestre em Gestão da Construção com ênfase em Lean pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Doutorado em andamento em Gestão da Construção com ênfase em Lean Construction pela UFRGS. Co-fundador da empresa Climb Consulting, foi um dos idealizadores do Fórum de Inovação da Construção; Palestrante em congressos e workshops nacionais sobre a aplicação do Lean Construction.
Marcus Fireman, sócio-fundador da Climb Divulgação
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário