Goiás é o terceiro estado que mais adere ao consórcio automotivo no Brasil
Estudo do Klubi mostra porque o Estado tem optado por essa modalidade na aquisição de um novo veículo
Os goianos estão, cada vez mais, aderindo ao consórcio para adquirir um novo veículo, segundo o Klubi, única fintech autorizada pelo BACEN para operar como administradora de consórcios no país. O Estado é o terceiro na lista das regiões que optaram pela modalidade, sendo responsável por 7% de todos os contratos assinados na empresa em 2022.
Considerado uma modalidade de crédito e uma poupança, ao mesmo tempo, o consórcio funciona a partir de um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que, com o mesmo desejo, investem uma quantia mensal à administradora como o Klubi, com o objetivo de adquirir um bem ou serviço específico. Não há necessidade de aporte inicial e nem há taxa de juros. No Brasil esse setor está em franca expansão. Em 2022, de janeiro a novembro, o mercado de consórcios originou mais de R$ 230 bilhões em créditos, o que representa um crescimento de 16% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira de Administradora de Consórcios (ABAC). “Nossa expectativa diante do cenário realizado nos últimos anos e o contexto da economia é que esse segmento deve continuar crescendo em 2023”, afirma Eduardo Rocha, CEO e fundador do Klubi.
Segundo o executivo, os goianos são apaixonados por carro e dados do Detran mostram que nos últimos seis anos houve um aumento de 20,6% na frota de veículos de Goiás, chegando a 4,23 milhões em 2021, último ano divulgado. “Para lazer ou trabalho, ainda mais com a ascensão de pessoas que geram renda por meio de aplicativos de transporte, a nossa base de dados atesta o interesse dos goianos em adquirir um automóvel e por isso hoje o Estado está no topo da nossa estratégia de negócio”, comenta Rocha.
O consórcio automotivo pode ser realizado para carros novos ou seminovos, depende do desejo e do bolso do consumidor. Os diferenciais dessa modalidade em relação ao financiamento é que no consórcio não há entrada, as parcelas não tem juros, o prazo para pagamento é até 100 meses, a mensalidade é bem mais acessível, não há exigências financeiras e a pessoa consegue se planejar, pois na prática há um comprometimento baixo da renda.
“Com o aumento das taxas de juros, do valor dos automóveis e a burocratização das linhas de crédito, o consórcio é uma oportunidade para a compra de veículos e deve ser uma grande tendência nos próximos anos, já que no Brasil menos de 30% das famílias têm um carro na garagem. Para quem não tem o dinheiro em caixa ou não quer se sujeitar às altas taxas de juros dos financiamentos, a melhor opção é realmente um plano de consórcio", completa o executivo.
O ranking de novos negócios do Klubi tem São Paulo em primeiro lugar com 42%, seguido por Minas Gerais com 11% e Goiás com 7% dos planos adquiridos de consórcio automotivo. Entre os cinco primeiros ainda estão Paraná e Rio de Janeiro, ambos com 5% de participação. “Nosso foco em 2023 será expandir a nossa de clientes nesses estados e continuar entregando a melhor experiência entre todas administradoras de consórcio”, reforça Rocha.
Sobre Klubi
O Klubi é a única fintech autorizada pelo Banco Central para operar como administradora de consórcios. O Klubi tem o propósito de inclusão e educação financeira com uma experiência digital, simples, transparente e segura. Fundado por Eduardo Rocha, o Klubi tem o apoio de investidores institucionais relevantes - Vivo Ventures, Igah Ventures e Parallax Ventures - e empreendedores de renome - Paulo Veras, Ariel Lambrecht e Renato Freitas (99), Guilherme Bonifácio (iFood) e Elie Horn (Cyrela).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário