Brasil,

Catástrofes naturais foram responsáveis por mais de US$ 313 bilhões em perdas em 2022

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Revista Seguro Total
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com a versão de 2023 do relatório Weather, Climate and Catastrophe Insight, elaborado pela gestora de riscos corporativos Aon, em 2022, os desastres naturais foram responsáveis por uma perda econômica de 313 bilhões de dólares em todo o mundo. Este valor é 4% maior que a média do século 21 e reforça a necessidade de que empresas e governos estejam cada vez mais atentos a estes riscos. Este movimento já vem acontecendo, mas ainda há espaço para crescer, visto que pouco mais de 42% do volume de perdas (132 bilhões de dólares) já apresenta algum tipo de ação para mitigação ou cobertura dos riscos. No Brasil, secas e enchentes ocasionaram prejuízos superiores a US$ 5 bilhões.

O valor é 4% maior do que a média do século 21 e, segundo a gestora, reforça a necessidade de que empresas e governos estejam cada vez mais atentos a estes riscos. Este movimento já vem acontecendo, mas ainda há espaço para crescer, pois apenas 42% do volume de perdas já apresenta algum tipo de ação para mitigação ou cobertura dos riscos, diz a empresa.

Enquanto grande parte do Brasil continuou a enfrentar condições de seca no início do ano, vários eventos notáveis de inundação impactaram o país. Em particular, nos estados de Pernambuco e Alagoas, que sofreram inundações em maio e julho, enquanto o Rio de Janeiro no mês de fevereiro, com mais de 200 vítimas. No Brasil as secas e enchentes foram as principais causas de perdas financeiras. De acordo com o relatório, as secas ocasionaram perdas de 4,2 bilhões de dólares, enquanto as enchentes foram responsáveis por perdas de cerca de 1,3 bilhão de dólares.

Durante o carnaval de 2023, o Brasil teve o maior acumulado de chuva registrado, de 682 milímetros (mm), e a tempestade que caiu no litoral norte de SP deixou 59 mortos e mais de 4 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas. Em 2022, as cidades fluminenses de Paraty e Petrópolis, o sul da Bahia, diversas cidades de Minas Gerais e a grande Recife foram impactadas por eventos climáticos extremos que causaram enchentes e deslizamentos de terra e, por consequência, mortes.

Em 2023, será preciso avançar com algumas das metas de curto prazo: remover mais de 5 mil unidades residenciais em área de risco inaceitável, regularizar mais de 17 mil casas, orientar projetos-piloto de adaptação para áreas de maior risco, conectar os programas de arborização urbana e de recuperação de manguezais (importantes “amortecedores” de tempestades e ressacas) e definir quantos corredores da Rede Verde-Azul vão cortar a cidade (corredores que permitem a passagem de água, ampliam área verde e aumentam a biodiversidade local).

No curto, médio e longo prazo, as demandas se dividem por oito eixos: planejamento urbano sustentável; redução de vulnerabilidades e gestão de riscos climáticos; inclusão e redução da vulnerabilidade social; resiliência urbana e soluções baseadas na natureza; resiliência na zona costeira, estuário, praia, rios e canais; gestão de infraestrutura; inventário de emissores de gases de efeito estufa e plano de mitigação; governança e participação na gestão climática.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar