O que é preciso para manter um cliente engajado?
Artigo de opinião de Francisco Pinto, executivo sênior de vendas - SaaS para a América Latina da Zebra Technologies
Analisar as estratégias e ações que vão manter os clientes interessados no seu negócio é uma constante no dia a dia das empresas. Depois de passar por mudanças que trouxeram restrições operacionais e desafios sociais à mesa, as empresas continuam buscando maneiras de oferecer o melhor serviço possível para mantê-los engajados, seja com soluções inovadoras ou aprimorando o uso da tecnologia em seus negócios.
Ao mesmo tempo, deparamo-nos com problemas internos e com o desafio de aumentar o engajamento dos nossos colaboradores, que se sentem sobrecarregados pela elevada exigência ou consideram que não dispõem das ferramentas adequadas.
Para enfrentar esses desafios, é prioritário que as empresas deem importância ao gerenciamento de tarefas e força de trabalho. Hoje, existem soluções que permitem ter noção do que é necessário e, assim, entender a melhor forma de engajar, gerenciar e recompensar os funcionários da linha de frente de diferentes setores.
Nos últimos anos, o setor empresarial conseguiu aprender, com a ajuda da tecnologia, o que motiva o trabalhador e como essas condições afetam a experiência do cliente. Por exemplo, com a tecnologia Reflexis, baseada em inteligencia artificial que ajuda na gestão da força de trabalho e execução de tarefas, foi possível melhorar a comunicação e otimizar as decisões em mais de 275 varejistas.
O gerenciamento digitalizado da força de trabalho trata de priorizar dinamicamente os fluxos de trabalho para ajudar a equilibrar as restrições de mão de obra com as demandas operacionais e extrair mais valor do tempo e esforço de cada funcionário. Trata-se também de atender ao desejo dos funcionários de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, dada a correlação entre satisfação no trabalho e produtividade.
Neste sentido a tecnologia móvel é aliada, pois dá liberdade e agilidade aos funcionários. Eles são guiados ao longo do dia, podendo acessar rapidamente um aplicativo em seu dispositivo móvel para ver a melhor ação a ser tomada a qualquer momento, são naturalmente mais engajados e produtivos. Isso é importante, pois dar aos trabalhadores instruções muito específicas sobre o que fazer em cada situação os capacita a ter sucesso sempre, além de sentirem-se satisfeitos e engajados com o trabalho.
Hoje, a indústria sabe que precisa de soluções de mobilidade que possam facilitar os fluxos de trabalho com a velocidade, eficiência e precisão necessárias para atender a demanda. Sabemos que nossos trabalhadores precisam de ferramentas muito específicas de comunicação, colaboração e navegação de tarefas para serem ágeis em ambientes dinâmicos e que para atender a essas necessidades temos a tecnologia como aliada.
Para manter nossos clientes engajados, é necessário proporcionar um ambiente de trabalho moderno e confortável para os colaboradores, graças a programas como o Reflexis ONE TM você pode abordar todas as suas preocupações, melhorar de forma inteligente a organização de sua força de trabalho, gerenciar o desempenho de forma eficaz, tomar decisões eficazes e obter melhorias mensuráveis no envolvimento e retenção de clientes e funcionários.
* Francisco Pinto é executivo sênior de vendas – SaaS para a América Latina da Zebra Technologies
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