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Black Friday: é o momento de pensar na trajetória do cliente além da data

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Bezerra
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Data volta ao seu melhor momento após mais de dois anos de pandemia;

Pipedrive dá dicas de como os negócios devem se preparar para fidelizar seus clientes

Consumidores e vendedores já estão atentos à chegada da Black Friday, a sexta-feira mais esperada do ano para o comércio. Em todo o mundo, a data representa uma oportunidade para os negócios alavancarem as vendas com preços atrativos, assim como para os clientes fazerem aquela compra desejada sem pesar tanto no bolso. Mas como os negócios podem se aproveitar dessa oportunidade para fidelizar clientes e aumentar as chances de novas compras além da data?

A Pipedrive, primeiro CRM global de vendas e plataforma de receita inteligente para pequenas empresas, sugere estratégias para que os negócios consigam atingir esse objetivo. Confira algumas sugestões abaixo:

Crie relações com os clientes antes da data

Para Zahra Jivá, diretora de Estratégias Globais de Vendas da Pipedrive, o ideal é criar um relacionamento de confiança com os clientes antes da Black Friday.

"Estabelecer uma relação é uma forma de mostrar confiança para aquela pessoa que está interessada em comprar o produto. Ao se aproximar do cliente e mostrar que ele pode confiar para comprar com você, as chances de ele efetuar a compra quando a Black Friday chegar aumentam significativamente. Então, seja relevante, mas não invasivo. Priorize o canal mais adequado ao seu público, mantenha ele atualizado, agradeça a preferência, se coloque à disposição. Além disso, seja eficaz no pós-venda, mesmo em casos de devoluções, por exemplo", explica Jivá.

Adapte o negócio considerando as mudanças do período

Outra oportunidade é aproveitar o aquecimento que o comércio voltou a ter após o período de pandemia. Dados de uma pesquisa realizada pela Neotrust apontam que o faturamento do comércio eletrônico nos cinco primeiros meses de 2022 foi 785% maior do que o mesmo período antes da pandemia. O comércio eletrônico brasileiro fechou o primeiro semestre de 2022 com R$118,6 bilhões em vendas - um crescimento de 6% em relação a 2021.

"Depois de dois anos de completa instabilidade no comércio, é hora dos empresários enxergarem as mudanças do período como uma chance de alavancar vendas. Por exemplo, é preciso se adaptar e entender que muita gente passou a fazer mais compras online. Os negócios precisam estar digitalizados para acompanhar a transformação do consumo", pontua a diretora da Pipedrive.

Informações do relatório anual Mercado de Vendas & Marketing, publicado em junho deste ano pela Pipedrive, apontam que apesar dos desafios que os empresários enfrentaram em 2020, mais de 70% dos entrevistados viram um aumento na receita de suas empresas após a pandemia, e 40% superaram as previsões de rendimento em 2021, em comparação a 2020.

Estude o perfil dos clientes e planeje o uso das ferramentas de vendas

Em um momento de alta de vendas, como é esperado da Black Friday, é importante entender o fluxo de vendas, assim como o perfil do cliente que busca pelo produto. Por isso, os donos das empresas devem estudar seus negócios e planejar da forma mais adequada as ferramentas de vendas que podem ser úteis para cada fase do processo.

Quando se conhece bem quem são as pessoas que vão buscar pelo produto, aumentam as chances do vendedor conseguir resolver o problema que elas têm. "É preciso criar uma empatia com o cliente antes de iniciar o processo de vendas. Aqui não estamos falando sobre o que a loja quer vender, mas sim sobre o que o cliente precisa comprar e como é possível facilitar o processo para ele. Entendendo esse fluxo, crescem as chances do cliente repetir a compra em outras datas", detalha Jivá.

Dados e tecnologia também são fundamentais para auxiliar na fidelização dos clientes. A análise dessas informações e o acompanhamento das métricas ajuda a entender o tipo de contato recebido e a aprimorar a régua de comunicação, para que os ajustes sejam feitos de acordo com o comportamento de cada cliente.

O relatório da Pipedrive também mostrou que os entrevistados que adotaram a tecnologia e automatizaram suas tarefas de vendas e marketing tiveram 16% mais chances de atingir suas metas de vendas. Eles também tiveram 22% mais chances de estarem satisfeitos com as ferramentas disponibilizadas para eles.

"A comunicação é uma peça-chave que envolve um leque gigante de possibilidades. Quais são os canais adequados para atender àquele cliente? Quais melhores meios e horários para chegar até o possível comprador? Redes sociais, telefones, WhatsApp? Cabe ao negócio entender a forma mais adequada a ele. É necessário construir uma experiência perfeita para fidelizar o seu cliente final", aconselha Jivá.

Para mais informações, entre em contato conosco: .

Sobre o Pipedrive

Fundado em 2010, o Pipedrive é o primeiro CRM e plataforma de gerenciamento de receita inteligente para pequenos negócios. Hoje, o Pipedrive é usado por equipes em mais de 95.000 empresas em todo o mundo. A Pipedrive tem sede principal em Nova York e possui escritórios na Europa e nos Estados Unidos. A empresa é apoiada por um acionista majoritário, Vista Equity Partners, e por outros como Bessemer Venture Partners, Insight Partners, Atomico, DTCP e Rembrandt Venture Partners.


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