Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Intenção de compra e venda de automóveis aumenta no Brasil, indica pesquisa da OLX

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziela Lavezo / Paula Marinho
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

● Mais de 70% dos consumidores entrevistados no estudo da OLX continuam decididos a comprar ou trocar de carro nos próximos 12 meses

● Levantamento aponta ainda queda na taxa de desistência em relação ao último estudo

● Redução de preço e da taxa de juros são principais motivadores para a compra de um novo carro


11 de julho de 2022 - A intenção de compra de automóveis continua em alta. É o que aponta a mais recente edição da pesquisa Brand Health Tracker (BHT), elaborada pela OLX, a maior plataforma de compra e venda de veículos do país. A última edição do estudo entrevistou mais de 450 pessoas, que conhecem sites e aplicativos de compra, venda e aluguel de automóveis, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C.

“A decisão de investir na aquisição de um automóvel segue relevante para a maior parte dos brasileiros. Com a pesquisa, percebemos que mais de 70% dos consumidores entrevistados continuam decididos a comprar ou trocar de carro nos próximos 12 meses, avaliando melhores condições ou esperando efetivar a venda do automóvel que já possui. Além disso, houve uma queda na taxa de desistência, o que reforça um possível aquecimento do mercado de compra e venda de automóveis no país”, afirma Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX Brasil.

Outro destaque desta pesquisa é o aumento do número de pessoas que esperam comprar e vender um automóvel nos próximos 12 meses. O perfil de comprador e vendedor atingiu seu máximo histórico no último levantamento, com 55% dos entrevistados buscando realizar as duas operações. Como consequência, houve um aumento na intenção de compra de um carro (50%) e na intenção geral de venda (47%). Confira no gráfico:

O levantamento aponta também que apenas 28% das pessoas que planejavam comprar ou trocar de automóvel nos próximos 12 meses desistiram da aquisição do carro. O dado revela uma queda da taxa de desistência em relação ao último estudo, realizado em outubro do ano passado, quando 32% dos entrevistados indicaram terem desistido do processo.

Entre os que desistiram da compra ou troca do automóvel neste ano, o aumento dos preços e o fato de ainda não terem efetuado a venda do carro atual estão entre os principais motivos para a decisão, indicados por 43% e 39% dos entrevistados, respectivamente. A espera por melhores condições de pagamento também foi pontuada como terceira principal razão para o adiamento da compra do automóvel, com 36% de menções

O estudo BHT também revela que o principal motivador para a compra de um novo carro continua sendo a redução de preço, seguida por uma diminuição da taxa de juros e melhores condições de pagamento. Quando questionados sobre qual a queda de valor esperada pelos consumidores, 36% dos respondentes disseram considerar um desconto de 7% até 10% como uma boa oportunidade para realizar um negócio neste momento, 23% esperam uma redução de 4% a 6%, enquanto outros 22% aguardam desconto acima de 15%, conforme indicado no gráfico a seguir:


Critérios para comprar ou trocar de automóvel

Ainda de acordo com a pesquisa BHT, preço, segurança e consumo de combustível seguem como os três pontos mais importantes na hora da compra de um carro. Completam o ranking de importância na hora de escolher um novo veículo os critérios: conforto (4º), manutenção (5º), marca (6º), tecnologia (7º), espaço interno/porta malas (8º) e custo de seguro (9º).

Os participantes da pesquisa também foram questionados sobre a digitalização dos processos que envolvem a jornada de compra e venda de veículos. A grande maioria indica que etapas menos burocráticas e mais digitais seriam um diferencial positivo, principalmente os trâmites relacionados à transferência da documentação, mencionada por 80% dos respondentes, e ao levantamento do histórico veicular, apontado por 79%. De forma geral, o desejo por maior digitalização engloba quase todos os processos: etapas do Detran (74%), simulação e contratação de financiamento (74%), vistoria do carro (74%), avaliação mecânica (71%), contratação de seguro (67%) e pagamento pela própria plataforma de compra e venda (67%).

Perfil dos entrevistados
O levantamento foi realizado entre 29 de março e 05 de abril de 2022 e considerou o público que comprou ou anunciou um veículo no último ano ou que tem a intenção de comprar ou vender nos próximos 12 meses. Desde 2019, a pesquisa BHT já entrevistou mais de 3.200 pessoas. Nesta edição, foram entrevistados mais de 450 homens e mulheres, que conhecem sites e aplicativos de compra, venda e aluguel de automóveis, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C, de diferentes regiões do Brasil: Sudeste (39%), Nordeste (22%), Sul (17%), Centro Oeste (11%) e Norte (11%).

Sobre a OLX Brasil
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, Viva Real, DataZAP+, Anapro+, Geoimovel, Conecta Imobi e ZAP+Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo