CNC apura queda do endividamento e da inadimplência
O percentual de endividados registrou o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano. Segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a proporção de famílias que relataram ter dívidas a vencer chegou a 77,3% em junho, queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior. A proporção, no entanto, representa crescimento de 7,6 p.p. na comparação com junho de 2021.
A inadimplência também apresentou queda. A proporção de famílias com contas em atraso retraiu 0,2 p.p., a primeira queda desde setembro de 2021, chegando a 28,5%. Entre as que afirmam que não terão condições de pagar as contas atrasadas, a retração também foi de 0,2 p.p., atingindo 10,6%, o menor percentual do indicador desde fevereiro deste ano.
As dívidas no cartão de crédito, que representam 86,6% dos endividados, tiveram a segunda redução consecutiva, de 1,9 p.p. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, atribui a queda à evolução positiva do mercado de trabalho. "Com menos restrições impostas pela pandemia e as medidas temporárias de suporte à renda, como saques extraordinários do FGTS, antecipações do 13º salário, INSS e maior valor do Auxílio Brasil, a população precisou apelar menos para os gastos no cartão".
Recortes de endividamento e inadimplência
Segundo os dados da Peic, a proporção de mulheres endividadas é de 80,1%, enquanto a de homens é de 76,5%. Contudo, de maio para junho, o endividamento apresentou queda entre o público feminino, de 0,7 p.p., enquanto entre o público masculino o percentual aumentou 0,3 p.p.
O estudo também apontou que a maioria dos consumidores (33,4%) que precisaram atrasar contas ou dívidas em junho não concluiu o ensino médio. A economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, explica que, apesar de o mercado de trabalho estar absorvendo trabalhadores com menor nível de escolaridade, o rendimento médio, achatado pela inflação elevada, dificulta a organização do orçamento familiar. "Além disso, o avanço recente da informalidade no emprego é mais um fator que aumenta a volatilidade da renda do trabalho e atrapalha a gestão das finanças pessoais", acrescenta.
No recorte por faixas de renda, os dois grupos apresentaram desaceleração da proporção de endividados. A parcela com rendimentos acima de salários mínimos registrou redução de 0,2 p.p., enquanto a parcela com ganhos até dez salários mínimos contou com retração de 0,1 p.p. Contudo, a queda acumulada nos dois últimos meses foi mais intensa entre as famílias de menor renda (-0,5 p.p.).
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário