Como a gamificação nas empresas impulsiona a produtividade das equipes
A Gamificação é uma ferramenta que tem crescido no mercado como uma forma de incentivar e dar ânimo aos colaboradores. De acordo com a ResearchAndMarkets.com, a produtividade das equipes aumenta em 90% com a implementação da gamificação, junto com a conscientização das metas do grupo que aumentam em 86%.
Um dos motivos pelo qual isso acontece é que, as pessoas se interessam por jogos e competições saudáveis, mas é importante analisar antes de implantar a tecnologia se a forma com que a gamificação será aplicada faz sentido para seu público e é acessível para todos do seu quadro de funcionários. Após a validação da necessidade de uma gamificação, cabe planejar e entender qual a melhor forma de fazer ela acontecer, analisando as dores dos colaboradores e empresa. É importante que toda a experiência seja personalizada de acordo com as necessidades e que seja algo condizente com a realidade da organização. Depois desses passos, é indicado buscar empresas com experiência no assunto e que possam auxiliar na criação das atividades.
Para Bruno Favari, Gerente de desenvolvimento da Pontomais, a implementação da gamificação gera naturalmente o aumento do engajamento interno, uma vez que a competição envolve o colaborador de forma emocional. Ou seja, ele entende onde precisa chegar, o que precisa fazer para chegar lá e quais as etapas necessárias até alcançar o objetivo e isso basta para fazê-lo se manter firme nas tarefas propostas.
Além de melhorar o engajamento, a Gamificação pode ser usada para diversas finalidades dentro de uma organização, como por exemplo:
Produtividade
A partir de ferramentas como o Universo do Tempo da Pontomais, em que a ideia é que os colaboradores passem a registrar com maior precisão os pontos de trabalho, a gamificação pode levar a um aumento da produtividade. Dessa forma, os gestores e responsáveis pelas áreas conseguem ter uma visão mais sistêmica do comprometimento e motivação de cada colaborador.
Foco
O foco na gamificação é uma consequência das etapas criadas dentro desse universo. Se o objetivo final interessar aos colaboradores e os passos para alcançar esse objetivo estiverem claros, eles tendem a se concentrar no processo até que a finalidade seja alcançada, mantendo-se mais focados nas atividades propostas.
Determinação
A determinação está diretamente ligada à motivação dos colaboradores de fazerem aquele objetivo final acontecer, seja ele a finalização de um projeto ou uma meta geral em que é necessária a participação constante de todos.
Ao ter uma estrutura como a da gamificação, em que é possível ver todas as pontas do jogo (etapas - objetivo - recompensas), é mais fácil manter a equipe ativa e determinada a finalizar aquele escopo de atividades.
Autoavaliação e acompanhamento de desempenho
Por se tratar de uma ferramenta baseada em etapas, ou fases de um jogo, a Gamificação também facilita a visualização de desempenho, já que é possível mensurar as entregas de acordo com as etapas superadas. Além disso, também é um exercício onde o colaborador é capaz de auto avaliar o próprio desempenho e buscar formas de melhorar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>