Brasil,

5 fatos sobre a tecnologia aplicada nas fábricas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Garcia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Thiago Leão, Diretor Comercial da Nomus Thiago Leão, Diretor Comercial da Nomus

A presença tecnológica abre portas para mudanças benéficas no sentido de uma gestão flexível, ágil e capaz de aproveitar seus dados sob uma perspectiva estratégica

Por Thiago Leão*

O avanço da tecnologia sobre o setor fabril pode ser evidenciado em diversos aspectos, por meio de benefícios que, somados, culminam em uma nova realidade competitiva para a empresa em questão. Ao destrincharmos o tema, utilizando como referência essa espécie de espinha dorsal por trás da inovação, é possível destacar algumas contribuições que justificam um investimento conciso no componente digital.

Sem uma gerência efetiva e funcional, o gestor se depara com uma ineficiência que só prejudicará o andamento das atividades, provocando uma série de entraves para o crescimento da companhia junto a seu mercado. Com o ERP, enquanto um software de gestão empresarial, o contratante terá condições de construir uma estrutura organizacional que aguente o volume das operações, com mais controle, acompanhamento e suporte estratégico para tomar as melhores decisões. Para se ter uma ideia, em 2021, 69% das indústrias brasileiras faziam uso de alguma tecnologia digital, conforme mostra a Sondagem Especial Indústria 4.0, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Se na teoria as oportunidades são promissoras, também é preciso entender, na prática, como a tecnologia se relaciona com o universo fabril, levando em conta suas principais mudanças e aprimoramentos.

Maior controle sobre os processos

Frente à complexidade operacional que costuma caracterizar os procedimentos fabris, não possuir uma visão clara e em tempo real do que está acontecendo entre os departamentos internos pode ser determinante para o sucesso ou o insucesso de uma administração. Com o uso de uma solução robusta e abrangente, possibilita-se um maior controle sobre todas as etapas da produção interna, desde a identificação do profissional encarregado pelo processo ao insumo que está sendo utilizado. Isso implica, entre outras vantagens, em uma postura de observância para solucionar problemas com mais agilidade, em uma comunicação direta com a equipe de vendas, para que as medidas cabíveis sejam tomadas em relação ao cliente.

Um novo patamar para o fluxo de dados

O movimento e armazenamento dos dados representa um ponto central quando o assunto é transformação digital. Respeitando quesitos de privacidade, integridade e transparência, é de suma importância que empresas do segmento fabril priorizem a construção de um ambiente orientado à segurança das informações. Nesse sentido, a automação é capaz de reunir todos esses materiais de forma integrada e acessível, para que as lideranças, bem como os colaboradores, tenham acesso a dados atualizados, de qualquer localidade.

Decisões mais assertivas

Ainda referente às informações disponíveis no âmbito interno, tão importante quanto separá-las em um espaço seguro é ter plena convicção do que fazer com elas. Isto é, ter como apoio conceitos ligados à inteligência analítica, de modo que os dados, agora integrados e acessíveis, sejam convertidos em insights proveitosos. Em termos práticos, essa mudança de mindset influencia diretamente em decisões mais assertivas, conscientes e que vão além da intuição.

Custos reduzidos e ganhos competitivos

No ambiente digital, existem questões que culminam, direta e indiretamente, na redução de custos como um todo. Com processos otimizados e recursos aplicados com assertividade, é natural que ocorra uma redução gradual em gastos desnecessários e pouco aderentes. Por outro lado, o aumento na qualidade das entregas deságua em mais competitividade que, por sua vez, tende a elevar o retorno e o lucro sobre os serviços e/ou produtos.

É possível potencializar a produtividade

Corresponder às demandas produtivas é um desafio imenso para quem fornece ferramentas de gestão à indústria. Por isso, sob a ótica do contratante, o momento de escolher e implementar o ERP deve ser conduzido com a devida seriedade e apreço por diferenciais reconhecidos por um mercado cada vez mais exigente.

Sem dúvidas, para encerrar o artigo, considerando todos os efeitos positivos provocados pelo software, a fábrica terá a maturidade digital necessária para potencializar seu campo industrial, encontrando na tecnologia uma aliada estratégica de valor imensurável.

*Thiago Leão é Diretor Comercial da Nomus, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para excelência na gestão de indústrias. Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Sobre a Nomus 

No mercado desde 2005, a Nomus desenvolve sistemas de gestão ERP e PCP especialistas no segmento industrial. A empresa se destaca no mercado por ter sido fundada por engenheiros de produção, que projetaram os sistemas para utilizar conceitos avançados de Engenharia de Produção e tecnologia web afim de levar a excelência na gestão para as fábricas brasileiras. Sediada no Rio de Janeiro, a Nomus possui atuação em todo território nacional. Veja mais: Link 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar